???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1805
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pinto, Marcelo Cezar-
dc.creatorLopes, Leni Isabel Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-08-28T12:43:35Z-
dc.date.available2017-08-28T12:43:35Z-
dc.date.issued2011-12-02-
dc.identifier.citationLOPES, Leni Isabel Gonçalves. Uso do xadrez como ferramenta de apoio de ensino aprendizagem da matemática. 51p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1805-
dc.description.abstractChess has been teached as a sport in many brazilian schools. It is assumed that chess improves the students grades and develops their focus and reasoning skill. In this work we intended to show that chess games enhance the students learning and the teacher-student relation. But we discovered that for better results in grades it is necessary to have chess classes during all the school year. Chess develops all processes needed to solve math problems, works problem analysis in general, makes students preview results and think about the obtained results. This work was conducted at "E.M.E.B. Luíza de Freitas Valle Aranha" school in Alegrete city with 18 volunteer students from 6th grade. The students improvement was measured with 2 applications of the same 20 logical reasoning questions examination (one before the classes and the other after). The students performance improved, but it was not possible to assure that the chess practice had been its cause.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectChesspt_BR
dc.subjectLogical reasoningpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleUso do xadrez como ferramenta de apoio de ensino aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO xadrez é um esporte que tem sido trabalhado e divulgado em muitas escolas brasileiras, como forma de melhorar o rendimento escolar e desenvolver a capacidade de raciocínio e concentração dos alunos. Este trabalho teve como objetivo mostrar que o jogo de xadrez auxilia no desenvolvimento da aprendizagem, facilitando, principalmente, a interação entre professores e alunos, mas para que possa ter melhores resultados no rendimento escolar precisa ser trabalhado durante todo o período letivo. Ele desenvolve todo o processo usado para resolver situações problemas de matemática, trabalha a análise do problema de maneira geral e prevê resultados, fazendo uma análise crítica dos resultados obtidos. O desenvolvimento do projeto foi realizado na E.M.E.B. Luíza de Freitas Valle Aranha, na cidade de Alegrete/RS com 18 alunos voluntários da 6ª série. O método de verificação de desempenho foram duas provas (entrada e saída) com 20 questões objetivas de raciocínio lógico. Os alunos demonstraram melhora no desempenho, mas não foi possível deduzir que a prática do xadrez tenha sido causa disso.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Uso do xadrez como ferramenta de apoio de ensino aprendizagem da matemática.pdf1.32 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???