Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1800
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: O uso do software terrific triangle como ferramenta metodológica das aulas de matemática para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a E. E. E. F. Eduardo Vargas em Alegrete/RS
metadata.dc.creator: Silva, Ademir Lopes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Noguti, Fabiane Cristina Höpner
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo foi realizado com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da E. E. E. F. Eduardo Vargas, de Alegrete/RS, realizado no período de março a julho de 2011. Este projeto utilizou-se do software livre Terrific Triangle, com a finalidade de incentivar e auxiliar a aprendizagem da matemática com a inserção de novas tecnologias na metodologia de ensino. Desta forma, objetivamos analisar a habilidade matemática, assim como o conhecimento e a defasagem nesta área dos alunos da 5ª série, visando fortalecer e resignificar as práticas pedagógicas, além de tentar contribuir para despertar o interesse, a criatividade e o raciocínio dos mesmos. Acreditamos na necessidade de se encontrar novas metodologias que despertem o interesse dos alunos acerca do conhecimento matemático. As aulas ocorreram em 10 dias alternados de trabalho, no turno inverso ao das aulas, no laboratório de informática onde os alunos foram instigados a efetuar cálculos e equações com o auxílio do software. Após cada período, eles foram convidados a expor seu trabalho, expectativa, dificuldades e facilidades promovidas pela aplicação do software. No final desse trabalho, os resultados demostram que as tecnologias podem despertar o interesse e a criatividade dos alunos que, quando estimulados por novas práticas pedagógicas, passam a ver as disciplinas, em especial a matemática, de forma diferente da convencional, aumentando sua capacidade de aprendizagem e, consequentemente, diminuindo suas dificuldades.
Abstract: This study was conducted with students from 5 th grade student from E. E. E. F. Eduardo Vargas, de Alegrete/RS, carried out from March to July 2011. This design was used Triangle Terrific free software, in order to encourage and assist the learning of mathematics with the introduction of new technologies in teaching methodology. Thus, we aimed to analyze the mathematical ability, as well as the knowledge gap in this area and the grade 5 students in order to strengthen and reframe pedagogical practices, and try to contribute to interest, creativity and thinking of them. We believe in the necessity of finding new methods that arouse students' interest about the mathematical knowledge. Classes held in 10 other day at work, in the opposite shift of the classes, computer lab where students were encouraged to perform calculations and equations with the help of software. After each period, they were invited to present their work, expectations, constraints and facilities promoted by the software application. At the end of this work, the results show that technology can spark interest and creativity of the students that, when stimulated by new teaching practices, come to see the subjects, especially mathematics, so diferente from the conventional, increasing their ability to learn and hence reducing their difficulties.
Keywords: Matemática
Aprendizagem
Recursos tecnológicos
Software Terrific Triangle
Educação
Mathematics
Learning
Technological resources
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citation: SILVA, Ademir Lopes da. O uso do software terrific triangle como ferramenta metodológica das aulas de matemática para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a E. E. E. F. Eduardo Vargas em Alegrete/RS. 48p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1800
Issue Date: 30-Nov-2011
Appears in Collections:Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.