Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1799
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: A etnomatemática como proposta para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos NA E.E.E.M. Tancredo de Almeida Neves
metadata.dc.creator: Minozzo, João Batista Scalcon
metadata.dc.contributor.advisor1: Noguti, Fabiane Cristina Höpner
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo resgatar o saber de experiência feito do educando em suas experiências laborais - sociais conforme suas necessidades de solução de problemas matemáticos. Também estamos interessados em entender como o educador pode fazer a ligação com o processo de ensino - aprendizagem de matemática. Este estudo possibilitou reorientar os conteúdos de matemática na escola que levou em conta a conexão com a vida, a cultura e a historicidade dos educandos da Totalidade IX do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio “Tancredo de Almeida Neves”. Esta pesquisa tem por objetivo levar os educandos a compreenderem que não existe conhecimento fora da realidade dos homens e dos grupos sociais aos quais pertencem. Que o ensino sistematizado é resultado do sistema de ensino e da escola. As análises dessa pesquisa estão em conformidade com a legislação para o ensino brasileiro vigente no país. Cabe aqui explicitar que esse estudo contribui para a atuação do professor e que com isso, ele possa refletir sobre sua prática pedagógica para que os seus educandos possam ao retornar à escola redimensionar seus conhecimentos e isso seja ponto de partida para sua autonomia moral e intelectual.
Abstract: This research aims to rescue the knowledge based on experience of the student in their work experience - according to their social needs of mathematical problem solving. We are also interested in understanding in how the teacher can make the connection with the teaching – learning of mathematics. This study made it possible to redirect the contents of mathematics at the school that took into account the connection with life, culture and historicity of the Totality IX students of High School State School High School "Tancredo de Almeida Neves." This research aims to bring the students to understand that there is no knowledge outside the realm of individuals and social groups to which they belong. The systematic teaching is the result of the education system and schools. The analysis of this research are in accordance with the laws prevailing for the Brazilian education in the country. It should be clear that this study contributes to teacher performance and with that, he can reflect on their teaching so your students can return to school to resize their knowledge and this is the starting point for their moral and intellectual autonomy.
Keywords: Matemática
Etnomatemática
Ensino
Aprendizagem
Autonomia
Educação
Mathematics
Ethnomathematics
Teaching
Learning
Autonomy
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citation: MINOZZO, João Batista Scalcon. A etnomatemática como proposta para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos NA E.E.E.M. Tancredo de Almeida Neves. 53p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1799
Issue Date: 3-Nov-2011
Appears in Collections:Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.