Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1796
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordando os números inteiros com o auxílio do software “Viajando com a Matemática”
Autor(es): Castro, José Pedro Mendonça de
Primeiro Orientador: Ferreira, Adir Alexandre Bibiano
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vieira, Vanessa Gindri
Resumo: A inclusão digital, hoje, faz-se necessária devido ao grande avanço do mundo globalizado, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes. Desse modo a Matemática deve ser buscada com a intenção de diminuir alguns pontos críticos, como temor, evasão e repetência. Sendo esta ciência ministrada, muitas vezes, de forma abstrata, existe uma perda ao relacionar os assuntos ao contexto. Isto posto, questiona-se: a inserção do uso de um software tende a diminuir as dificuldades de aprendizagem? Assim, buscou-se analisar o desenvolvimento da aprendizagem de alunos do 7º ano através da utilização do software “Viajando com a Matemática” como aprimoramento do conhecimento e habilidades matemáticas sobre o conteúdo de números inteiros. Considerando que a Matemática é importante componente curricular no contexto escolar e na construção da cidadania, esse interativo virtual oferece possibilidades da construção e apropriação do conhecimento lógico matemático, a fim de que haja uma verdadeira aprendizagem matemática.
Abstract: Digital Inclusion, today, it is necessary due to the great improvement of the globalized world, where technologies are increasingly present. Thus mathematics should be sought with the intention of reducing some critical points, such as fear, dropout and repetition. Being given this science, often in the abstract, there is a loss to the issues relating to the context. That said, one wonders: the insertion of the use of software tends to decrease learning difficulties? Thus, we sought to study the development of learning of Year 7 students using the software "Traveling with mathematics" as an improvement of the mathematical knowledge and skills on the content of integers. Whereas the mathematics curriculum is an important component in the school context and the construction of citizenship, it offers interactive possibilities of virtual construction and appropriation of knowledge logical mathematical, so that there is a real learning mathematics.
Palavras-chave: Matemática
Software
Números inteiros
Educação
Mathematics
Integers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citação: CASTRO, José Pedro Mendonça de. Abordando os números inteiros com o auxílio do software “Viajando Com A Matemática”. 43p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1796
Data do documento: 2-Dez-2011
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordando os números inteiros com o auxílio do software “Viajando Com A Matemática”.pdf787,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.