Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1796
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Abordando os números inteiros com o auxílio do software “Viajando com a Matemática”
metadata.dc.creator: Castro, José Pedro Mendonça de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Adir Alexandre Bibiano
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vieira, Vanessa Gindri
metadata.dc.description.resumo: A inclusão digital, hoje, faz-se necessária devido ao grande avanço do mundo globalizado, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes. Desse modo a Matemática deve ser buscada com a intenção de diminuir alguns pontos críticos, como temor, evasão e repetência. Sendo esta ciência ministrada, muitas vezes, de forma abstrata, existe uma perda ao relacionar os assuntos ao contexto. Isto posto, questiona-se: a inserção do uso de um software tende a diminuir as dificuldades de aprendizagem? Assim, buscou-se analisar o desenvolvimento da aprendizagem de alunos do 7º ano através da utilização do software “Viajando com a Matemática” como aprimoramento do conhecimento e habilidades matemáticas sobre o conteúdo de números inteiros. Considerando que a Matemática é importante componente curricular no contexto escolar e na construção da cidadania, esse interativo virtual oferece possibilidades da construção e apropriação do conhecimento lógico matemático, a fim de que haja uma verdadeira aprendizagem matemática.
Abstract: Digital Inclusion, today, it is necessary due to the great improvement of the globalized world, where technologies are increasingly present. Thus mathematics should be sought with the intention of reducing some critical points, such as fear, dropout and repetition. Being given this science, often in the abstract, there is a loss to the issues relating to the context. That said, one wonders: the insertion of the use of software tends to decrease learning difficulties? Thus, we sought to study the development of learning of Year 7 students using the software "Traveling with mathematics" as an improvement of the mathematical knowledge and skills on the content of integers. Whereas the mathematics curriculum is an important component in the school context and the construction of citizenship, it offers interactive possibilities of virtual construction and appropriation of knowledge logical mathematical, so that there is a real learning mathematics.
Keywords: Matemática
Software
Números inteiros
Educação
Mathematics
Integers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citation: CASTRO, José Pedro Mendonça de. Abordando os números inteiros com o auxílio do software “Viajando Com A Matemática”. 43p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1796
Issue Date: 2-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abordando os números inteiros com o auxílio do software “Viajando Com A Matemática”.pdf787,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.