Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1740
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo do efeito da adição de fibras de polipropileno nas propriedades mecânicas de módulo de resiliência e resistência a tração das misturas asfálticas
metadata.dc.creator: Breitenbach, Josieli
metadata.dc.contributor.advisor1: Budny, Jaelson
metadata.dc.description.resumo: Com a crescente degradação dos pavimentos combinado a investimentos modestos na ampliação e manutenção do modal rodoviário, novas tecnologias e materiais são avaliados para amenizar os defeitos ao longo do tempo. As fibras sintéticas de polipropileno têm sido utilizadas nas matrizes cimentícias e em reforço de solo com a finalidade de aumentar sua capacidade de suporte. Esta pesquisa propôs três adições de fibra de polipropileno na matriz da mistura asfáltica, com a finalidade de avaliar o comportamento mecânico, bem como comparar os resultados obtidos à pesquisa de Heck (2015) para uma mistura convencional e uma mistura com adição. Inicialmente, a dosagem Marshall foi realizada para a caracterização volumétrica das misturas, seguida de dois ensaios mecânicos: módulo de resiliência e resistência à tração por compressão diametral. Os resultados obtidos na dosagem foram comparados à mistura convencional e a mistura com fibras de polipropileno de Heck (2015), bem como avaliados aos requisitos mínimos recomendados por normas. De acordo com os resultados, as três misturas propostas atendem aos requisitos normativos. Comparando a mistura convencional de Heck (2015), pode-se afirmar que a adição das fibras de polipropileno como material de reforço para pavimentos flexíveis é válida, pois suporta valores consideráveis de deformações em um período de tempo maior. Palavras chave: Engenharai civil. Fibras de polipropileno. Pavimentação asfáltica. Propriedades mecânicas.
Abstract: With the increasing of pavement deterioration and modest investments for expanding and maintenance of road system, new technologies and materials are evaluated to mitigate the flaws through time. Synthetic propylene fibers have been used in cementitious matrices and soil reinforcement with the aim of to increase its bearing capacity. This study proposes three polypropylene fiber additions to the matrix asphalt mix with the aim of evaluate the mechanical behavior and compare the results to Heck's (2015) research for a conventional mixture and a mixture containing added. Initially, the Marshall dosage was performed for volumetric characterization of mixtures, followed by two mechanical tests: geotechnical and resilient properties, and tensile strength by diametral compression. The results obtained with the dosage were compared to conventional mixing and to the Heck (2015) mixture with propylene fibers, as well evaluated by the minimum requirements recommended by standards. According to the results, all three proposals mixtures comply with the regulatory requirements. Compared to conventional Heck (2015) mixing, can be stated that the addition of polypropylene fibers as a reinforcing material for flexible pavements is valid, since it supports considerable amounts of deformation in a long period of time.
Keywords: Civil engineering
Polypropylene fibers
Asphalt paving
Mechanical properties
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1740
Issue Date: 20-Jun-2016
Appears in Collections:Engenharia Civil



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons