???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1729
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estudo de aplicabilidade dos métodos de dimensionamento e avaliação condicional de serventia para rodovias não pavimentadas da região da fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul
Autor(es): Rosso, Lucas Torres de
Primeiro Orientador: Tapahuasco, Wilber Feliciano Chambi
Resumo: Este trabalho pretende avaliar a aplicabilidade de diferentes métodos de dimensionamento de estradas de revestimento primários, juntamente com um método de avaliação condicional de serventia da rodovia não pavimentada, visando à aplicação nas rodovias de terra da região da Fronteira Oeste do Estado de Rio Grande do Sul. Para isso, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de estabelecer a metodologia do trabalho, além disso, foi selecionada uma rodovia de revestimento primário, RS 566, a qual foi tomada como referência para o estudo de caso. Seguidamente, como parte da metodologia, realizou-se trabalhos de campo e laboratório, para caracterização da rodovia e de seus materiais constituintes. As atividades de campos consistiram na coleta de amostras de solos que compõem a estrutura de cada rodovia e análise das condições funcionais das rodovias. Posteriormente, no laboratório executaram-se, para os solos coletados, ensaios de caracterização geotécnica, juntamente com ensaios específicos demandados pelos métodos de dimensionamento estudados. Em relação às condições de superfície do pavimento, a avaliação foi realizada através da determinação do índice de condição da rodovia não pavimentada. Para o dimensionamento da estrada de terra, aplicaram-se quatro métodos de dimensionamentos diferentes, Webster & Alford, Giroud & Noray e Skorseth e Selim I e II. Finalmente, com este trabalho, determinou-se a condição de serventia do trecho da rodovia estudada, que foi classificada como “POBRE”, condizendo com a realidade da rodovia, podendo assim dizer, que o método de avaliação de serventia através do índice de condição da rodovia não pavimentada, gera resultados satisfatórios. Posteriormente, foram aplicados os métodos dimensionamento de estradas de revestimento primário, chegando a uma proximidade dos resultados encontrados para os diferentes métodos aplicados, quando dimensionados para as diferentes situações propostas de análise, podendo-se chegar à conclusão de que os métodos de dimensionamentos são confiáveis.
Abstract: This work aims to evaluate the applicability of different methods of sizing primary coating roads, along with a conditional evaluation method usefulness of unpaved road, aiming at the application in dirt roads of the Border West of the State of Rio Grande do Sul region. To this, it was initially performed a literature search in order to establish the methodology of the work, moreover, we selected a primer coating highway, RS 566, which was taken as reference to a case study. Then, as part of the methodology, there was fieldwork and laboratory for characterization of the highway and its constituent materials. The fields of activities consisted of collecting soil samples that make up the structure of each highway and functional analysis of road conditions. Later, in the laboratory they were executed for the collected soil, geotechnical characterization tests, along with specific tests demanded by design methods studied. Regarding the pavement surface conditions, the evaluation was performed by determining the unpaved road condition index. For the design of the dirt road, they applied four different sizing methods, Webster & Alford, Giroud & Noray and Skorseth and Selim I and II. Finally, with this work, we determined the usefulness of condition of the studied stretch of highway that was classified as "POOR", matching the reality of the highway and can thus say that the usefulness of evaluation method by unpaved road condition index generates satisfactory results. Later, the methods sizing primer coating roads were applied, reaching a closeness of results for the different methods used when scaled to different situations analyzing proposals, being able to come to the conclusion that the sizing methods are reliable.
metadata.dc.subject: Civil engineering
Roads of earth
Highways
Sizing
Evaluation
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1729
metadata.dc.date.issued: 7-Dec-2015
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