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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Livros de Monteiro Lobato enquanto artefato pedagógico no ensino de ciências
Books by Monteiro Lobato as a pedagogical artifact in science teaching
metadata.dc.creator: Araujo, Silvana Chaves
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Fabiane Ferreira da
Abstract: O presente trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica para o Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental realizada a partir de uma pesquisa de caráter documental que teve por objetivo analisar os conteúdos conceituais e procedimentais de Ciências da Natureza em livros de literatura de Monteiro Lobato em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base Nacional Comum Curricular é uma exigência colocada para o sistema educacional brasileiro pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DCNGEB – Parecer CNE/CEB nº 07/2009 e Resolução CNE/CEB nº 04/2010) e pelo Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.035/2014) que deve se constituir como um avanço na construção da qualidade da educação. Tendo em vista a importância da BNCC para os currículos nacionais, defendemos neste trabalho a utilização do livro literário como artefato pedagógico no Ensino de Ciências. Percebemos nesta possibilidade, uma alternativa de trabalhar os conteúdos propostos pela BNCC, de uma forma mais significativa no processo de ensino-aprendizagem. Considerando os conteúdos de Ciências da Natureza propostos pela BNCC, escolhemos como objeto de análise os livros Serões de Dona Benta e História das Invenções, livros que fazem parte de uma série de 23 volumes, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato entre 1920 e 1947. Para a sistematização dos dados encontrados no documento da Base Nacional Comum Curricular e nos dois livros de Monteiro Lobato, adotamos a metodologia da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, interpretando os conteúdos encontrados nos objetos de análise. Constatamos que as obras de Monteiro Lobato possuem em seus textos, conteúdos conceituais e procedimentais relacionados com a área de Ciências Naturais, possibilitando que o professor e o aluno utilizem os livros literários para complementar as atividades didático-pedagógicas. Entendemos que a utilização dos livros de literatura no Ensino de Ciências pode contribuir no aprendizado de conteúdos conceituais e procedimentais da área de Ciências Naturais, incentivando cada vez mais a escrita e leitura, hábitos que são importantes para o desenvolvimento social e intelectual do ser humano.
This paper presents a didactic and pedagogical approach to Science Education in the final years of Elementary School performed from a documental research which aimed to analyze the conceptual and procedural contents of Natural Sciences in Monteiro Lobato's literature books in line with the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Common National Base Curriculum). The Base Nacional Comum Curricular is a requirement of the Brazilian educational system by the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Law of Guidelines and Bases of National Education) (Lei nº 9.394/1996), the Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (General National Guidelines for Basic Education) (DCNGEB – Parecer CNE/CEB nº 07/2009 e Resolução CNE/CEB nº 04/2010) and the Plano Nacional de Educação (PNE) (National Education Plan) (Lei nº 10.035/2014) must be constituted as an advance in the education quality construction. Given the importance of BNCC for the national curriculum in this study it is defended the use of literary book as a teaching tool in the Science Teaching. Thus, there is the possibility to work the BNCC's proposed contents in a more significant way in the teaching-learning process. Considering the Natural Sciences contents proposed by BNCC, the books chosen as object of analysis were Serões de Dona Benta and História das Invenções. These books are part of a series of 23 volumes written by the Brazilian author Monteiro Lobato between 1920 and 1947. In order to systematize the data found in the BNCC document and the Monteiro Lobato's chosen books, it was adopted the methodology of Content Analysis proposed by Bardin, interpreting the contents found in the objects of analysis. It was noticed that the narratives of Monteiro Lobato’s novels have conceptual and procedural contents related to the Natural Sciences area, allowing teacher and pupil to use literary books to complement didactic and pedagogical activities. It was understood that the use of literature books in Science Education can contribute to the learning of conceptual and procedural contents of the Natural Sciences area, increasing the encouragement of writing and reading habits which are important to the social and intellectual development of the human being.
Keywords: Ensino de Ciências
Monteiro Lobato
Artefato pedagógico
Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Science of nature
Science Education
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1720
Issue Date: 24-Jun-2016
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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