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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise comparativa de custo entre pavimentos de concreto de cimento portland, blocos intertravados e concreto asfáltico
metadata.dc.creator: Kostulski, Annie Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Budny, Jaelson
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho delimitou um trecho de rodovia no município de Alegrete/RS para que através de observações e aplicação de métodos de contagens e classificação dos veículos fosse possível realizar a análise e o dimensionamento de pavimentos de diferentes revestimentos como concreto asfáltico, blocos intertravados e concreto de cimento Portland, determinando o custo unitário de seus materiais e execução, tendo em vista a comparação e a obtenção do pavimento que geraria menor custo atendendo a um período de vida útil de dez anos para a rodovia, levando em consideração o crescimento do número de veículos de 3% conforme indicação do DNIT no Manual de estudos de tráfego. Foram utilizados sistemas SICRO II e SINAPI para a obtenção dos custos unitários e finais de cada projeto, determinados para um quilômetro, sendo possível a aplicação de tais composições em outros estudos de pavimentação que também envolvam diferentes materiais, técnicas de dimensionamentos e custos. Após a realização de estudos, conclui-se que financeiramente o pavimento de blocos intertravados atende aos requisitos de projeto e se apresenta mais atrativo à execução quando comparado ao custo de execução de pavimentos de concreto asfáltico e de concreto de cimento Portland.
Abstract: This study identified a stretch of highway in the municipality of Alegrete/RS that through observation and application of methods of counting and classification of vehicles was possible to perform the analysis and the design of floor coverings such as different asphalt concrete , interlocking blocks and concrete Portland cement , determining the unit cost of their materials and execution, with a view to comparison and obtaining the pavement which generate lower cost serving a life span of ten years for highway , taking into account the growing number of vehicle 3% as indicated by the DNIT in traffic studies Manual. Systems were used SICRO II and SINAPI to obtain unit costs and end of each project, determined for one kilometer, being possible the use of these indices in other paving studies that also involve different materials , sizing techniques and costs. After conducting studies , it appears that financially the pavement interlocking blocks meet the design requirements and features more attractive to implement when compared to the cost of execution of asphaltic concrete pavement and Portland cement concrete.
Keywords: Civil engineering
Asphalt paving
Costs
Portland cement concrete
Asphaltic concrete
Engenharia civil
Pavimentação asfáltica
Custos
Concreto de cimento Portland
Concreto asfáltico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1716
Issue Date: 7-Jul-2015
Appears in Collections:Engenharia Civil



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