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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Meios de cultura alternativos às práticas para o ensino de microbiologia
metadata.dc.creator: Poetini, Filipe Bastos
metadata.dc.contributor.advisor1: Sawitzki, Maristela Cortez
Abstract: Para o presente estudo, considerou-se a importância do ensino de microbiologia e a perspectiva de atividades práticas de contextualização sobre o mesmo. Neste sentido, discute-se sobre a possibilidade dessas atividades em escolas de ensino básico, fundamentando-se nos pressupostos da metodologia oficial para cultivo e contagem total de micro – organismos aeróbios mesófilos, adaptando os recursos materiais, com o uso de meios de cultura alternativos. Em relação aos meios de cultura utilizados procurou-se testar substâncias comercializadas em lojas de alimentos naturais ou farmácias de manipulação, cuja composição de nutrientes e aspectos físicos correspondesse às exigências para crescimento microbiano. Testaram-se as substâncias ágar-ágar (Gelidium cartilagineum L) e ágar-ágar (Gracilaria) como meios de cultura alternativos e como parâmetro de referência para crescimento e contagem total de micro – organismos aeróbios mesófilos, utilizou-se o meio de cultura ágar padrão para contagem (Plate Count Agar - PCA). O teste constou da verificação de micro – organismos aeróbios mesófilos em amostras de salada verde (folhas de alface). Os resultados indicaram possibilidade de crescimento de micro-organismos nos meios de cultura alternativos, embora o meio de cultura PCA tenha apresentado uma população maior de micro - organismos. Considerando o exposto, conclui-se que é possível o cultivo de micro – organismos com os meios de cultura, ágar-ágar (Gelidium cartilagineum L) e ágar-ágar (Gracilaria) na perspectiva de adaptação dos recursos para realização da atividade de cultivo e contagem total de micro – organismos aeróbios mesófilos enquanto alternativa de baixo custo e fácil aquisição para realização de atividades relativas ao ensino de microbiologia.
For the present study we considered the importance of teaching of microbiology and perspective of practical activities and contextualization of this. Therefore, is discussed the possibility of this activities taking account of the assumptions of official methodology for cultivation and total count of aerobic mesophilic microorganisms, adapting the material resources with the use of alternative culture media. In relation to culture media we tried to test substances marketed in health food stores or pharmacies of treatment, the nutrient composition and physical aspects correspond to the requirements for microbial growth. Was tested for agar- agar substances (Gelidium cartilagineum L) and agar- agar (Gracilaria) as alternative culture media and as a benchmark for growth and total count of aerobic mesophilic microorganisms, we used the means of standard agar culture count (Plate Count Agar - PCA). The test consisted of verification of aerobic mesophilic microorganisms in samples of green salad (lettuce’s leaves). The results indicated possibility of growth of microorganisms in alternative culture media; although, the PCA culture media had presented a bigger population of microorganisms. Considering the above, we conclude that is possible the farming of microorganisms using the culture media agar-agar (Gelidium cartilagineum L) and agar-agar (Gracilaria) in the prospection of adaptation of resources to perform that activity of farming and total count of aerobic mesophilic microorganisms as low cost and easy purchase alternative for teaching of microbiology.
Keywords: Meio de cultura alternativo
Ensino de microbiologia
Microbiologia
Ensino de ciências
Teaching of Microbiology
Science of nature
Microbiology
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1706
Issue Date: 23-Jun-2013
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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