Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1690
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo da viabilidade do uso de material fresado com adição de cimento como opção de base e sub-base em pavimentos
metadata.dc.creator: Gomes, Luiz Fernando Trindade
metadata.dc.contributor.advisor1: Baroni, Magnos
metadata.dc.description.resumo: A malha rodoviária brasileira possui uma extensão com mais de 212.000 Km pavimentados. Estas rodovias possuem uma vida útil de 10 a 20 anos e necessitam de manutenções periódicas. A fresagem de pavimentos asfálticos é uma das técnicas constantemente aplicada no processo de manutenção e restauração do sistema rodoviário. A fresagem consiste na remoção do revestimento antigo e o material resultante é geralmente descartado, sendo um dos maiores poluentes das obras de manutenção. Existem estudos para a reutilização desse material em obras, como: a camada de rolamento, base e/ou sub-bases. Com este processo de reciclagem fica possível mitigar o impacto causado ao meio ambiente. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é analisar a viabilidade do uso de material fresado de rodovias com adição de cimento para aplicação em base e sub-base, visando o reaproveitamento do material fresado e assim reduzindo os impactos ambientais e aumentando a resistência da base e sub-base. Os ensaios realizados demonstraram que a resistência à compressão aumenta em função do aumento do percentual de adição de cimento. No entanto, os percentuais de adição de cimento adotados neste trabalho (3%, 5% e 7%) não atingiram a meta de 2,1 MPa de resistência aos 7 dias de cura, inviabilizando o uso desses traços para base de pavimentos flexíveis. Contudo é possível a utilização de tais misturas em sub-base.
Abstract: The Brazilian road network has an extension of more than 212,000 Km paved. These roads have a lifetime of 10 to 20 years and require period maintenance. The milling of asphalt pavement is one of the techniques applied constantly in the process of restoration and maintenance of the road system. The milling involves the removal of old coating and the resulting material is usually discarded, being one of the major pollutants from roads maintenance. There are studies to reuse the milled material in works, as: the bearing layer, base and/or sub-bases. With the recycling process becomes possible to mitigate the impact on the environment. In this context, the main objective of this study is to analyze the feasibility of using milled material of roads with addition of cement for use in base or sub-base, in order to reuse the milled material and thus reducing the environmental impacts and increasing the resistance of the base and sub-base. The experiments showed that the compressive strength increases with the increase of cement addition percentage. However, the cement addition percentages adopted in this study (3%, 5% and 7%) did not reach the goal of 2.1 MPa strength after 7 days of curing, making unfeasible to use these mixtures as base flexible pavements. Nevertheless, it is possible to use these mixtures as sub-base.
Keywords: Civil engineering
Flexible pavement
Milling
Recycling
Engenharia civil
Reciclagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1690
Issue Date: 26-Jan-2015
Appears in Collections:Engenharia Civil



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons