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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Reutilização do resíduo oriundo de serviços de restauração asfáltica em sua forma natural e com adições como alternativa de base e sub-base de pavimentos
Autor(es): Desconsi, Felipe Fernandes
Primeiro Orientador: Baroni, Magnos
Resumo: A malha rodoviária brasileira possui uma extensão com mais de 212.000 Km pavimentados. Estas rodovias possuem uma vida útil de 10 a 20 anos e necessitam de manutenções periódicas. A fresagem de pavimentos asfálticos é uma das técnicas constantemente aplicada no processo de manutenção e restauração do sistema rodoviário. A fresagem consiste na remoção de parte da espessura do revestimento antigo e o material resultante é geralmente descartado, sendo um dos maiores poluentes das obras de manutenção. Existem estudos para a reutilização desse material em obras, como: a camada de rolamento, base e/ou sub-bases. Com este processo de reciclagem fica possível mitigar o impacto causado ao meio ambiente. Neste contexto este trabalho avaliou o acréscimo à compressão simples do material fresado com aglomerantes para aplicação de base e sub-base de pavimentos. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Geotecnia e Pavimentação e no Laboratório de Materiais de Construção Civil, ambos da Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete. O material fresado é proveniente de um trecho da BR-290 próximo à cidade de Rosário do Sul. Foram moldados corpos de prova cilíndricos com as dimensões 10 x 20 cm para realizar o ensaio de resistência à compressão simples. As adições foram realizadas em diferentes teores. A partir dos resultados definiu a mistura que obteve maior resistência, composta de 80% fresado, 20% pó de pedra, 10% sílica da casca de arroz e 5% cal hidráulica.
Abstract: The highway network has an extension of more than 212,000 km paved. These roads have a lifespan of 10 to 20 years and require periodic maintenance. The milling of asphalt pavements is one of the techniques consistently applied in the maintenance and restoration of the road system process. Milling involves the removal of old coating and the resulting material is usually discarded, one of the major pollutants from maintenance works. There are studies to reuse this material works as follows: a layer of bearing base and / or sub-bases. With this process of recycling is possible to mitigate the impact to the environment. Therefore, this study evaluated the addition to simple compression of the milled material with binders for the application of base and sub-base pavement. The tests were performed at the Laboratory of Geotechnical and Pavement and Materials Laboratory Construction, both the Federal University of Pampa - Campus Alegrete. The milled material is from a stretch of the BR-290 near the city of Rosario do Sul and were molded cylindrical specimens with dimensions 10 x 20 cm to perform the test of compressive strength. The additions were made at different levels. From the results set the mixture with highest resistance, consisting of 80% milled 20% stone powder, 10% of rice hull silica and 5% hydraulic lime.
metadata.dc.subject: Civil engineering
Flexible pavement
Milling
Asphalt paving
Recycling
Engenharia civil
Pavimentos flexíveis
Pavimentação asfáltica
Fresagem
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Alegrete
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1672
metadata.dc.date.issued: 20-Aug-2014
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