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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de caso do pavimento flexível em determinados pontos da zona urbana de Alegrete – RS
Autor(es): Netto, Marcelo Ramos
Primeiro Orientador: Ferreira, Felipe Ferreira de
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso dos defeitos do pavimento flexível em algumas vias urbanas do município de Alegrete. A metodologia utilizada compreendeu dois métodos de avaliação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte para pavimentos rodoviários: Avaliação Objetiva de Superfície, para determinação do Índice de Gravidade Global; e a Avaliação Subjetiva de Superfície, para obtenção do Valor de Serventia Atual. A pesquisa foi realizada nas seguintes vias: Av. Assis Brasil, Av. Dr. Lauro Dornelles, Rua dos Andradas, Rua Barão do Amazonas e Rua Bento Manoel. Essas vias foram escolhidas por sua representatividade na zona urbana de Alegrete, e no total, a extensão analisada foi de 4,56 km. Foi realizado um levantamento fotográfico para a caracterização das patologias encontradas com o objetivo de identificar as possíveis causas e soluções. Com base no levantamento qualitativo da degradação, atribuiu-se um conceito para o pavimento analisado em função do IGG. Quanto ao conforto ao rolamento, foram atribuídas notas por 6 avaliadores escolhidos para as vias estudadas, chegando-se a uma média para a classificação do nível de serventia das mesmas. As soluções apresentadas nesta pesquisa foram de dois tipos de manutenção: preventiva e corretiva. As preventivas são relacionadas a evitar futuro aparecimento de patologias enquanto as corretivas estão relacionadas a sanar as patologias existentes. Finalmente, o trabalho relata a importância do planejamento e da gerência dos serviços de manutenção nas vias urbanas.
Abstract: This paper presents a case study of the flaws of flexible pavement in some urban roads in the municipality of Alegrete. The methodology was based on two evaluation methods of the Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte for road pavements: Objective Evaluation of surface, to determine the Global Severity Index, and the Subjective Evaluation of surface, for obtaining the Current Value of Usefulness. The research was conducted in the following way: Av. Assis Brasil, Av. Dr. Lauro Dornelles, Rua dos Andradas, Rua Barão do Amazonas e Rua Bento Manoel. These roads have been selected for their representativeness in urban Alegrete, and in total, the extension of 4.56 km was analyzed. We carried out a photographic survey for the characterization of pathologies found in order to identify possible causes and solutions. Based on qualitative survey degradation, attributed a concept for pavement considered in the light of the IGG. As for comfort to the bearing, grades were attributed according for 6 evaluators chosen for routes studied, reaching an average for the classification of the level of usefulness of the same. The solutions presented in this study were of two types of maintenance: preventive and corrective. The preventative is related to avoid future occurrence of pathologies while corrective measures are related to remedy the disorders. Finally, the paper reports the importance of planning and management of maintenance on urban roads.
Civil engineering
Palavras-chave: Pathologies
Flexible pavements
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1650
Data do documento: 1-Out-2013
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