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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desempenho técnico de blocos de concreto para pavimento intertravado com resíduo de construção e demolição
metadata.dc.creator: Köhler, Lucas Guilherme
metadata.dc.contributor.advisor1: Bavastri, Elizabete Yukiko Nakanishi
metadata.dc.description.resumo: A questão ambiental é um tema muito discutido e pesquisado atualmente. Os recursos naturais não são ilimitados e que o meio ambiente não tem a capacidade de absorver a quantidade atual de resíduos sem que haja um desequilíbrio ambiental. Neste contexto insere-se a indústria da construção civil, que apresenta importantes impactos ambientais em todas as etapas do seu processo produtivo, sendo um destes a geração de resíduos de construção e demolição (RCD) em centros urbanos, que resulta em efeitos deteriorantes do ambiente local onde estes são dispostos e, em virtude do seu desperdício, aumenta a extração de materiais minerais. O bloco intertravado de concreto é um meio de utilização de resíduo de construção e demolição que, além de apresentar diversas vantagens técnicas próprias do tipo de pavimentação, também vem a ser um produto a favor do meio ambiente. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo principal a confecção e avaliação de blocos intertravados de concreto com substituição do agregado natural por agregado artificial (RCD vermelho) proveniente do município de Alegrete/RS nas porcentagens de 0%, 25%, 75% e 100%. Para a caracterização dos materiais foram realizados os ensaios de granulometria, massa específica e massa unitária. Para a produção dos blocos foi utilizado o traço de 1: 1,74: 2,15 (cimento, areia e pedrisco) e uma relação a/c inicial de 0,51. Após a produção dos pavers, os mesmos foram submetidos a ensaios no estado fresco com a análise de índice de consistência e massa específica, rendimento pelo método gravimétrico e para o estado endurecido foram analisados a resistência à compressão e absorção de água. Os resultados apontaram que o teor de 25% se mostrou como melhor traço com substituições mesmo não atingindo os 35 MPa aos 28 dias, como determina a NBR 9780 (1987), o mesmo pode ser empregado em locais que exijam baixas solicitações de tráfego.
Abstract: The environmental issue is a topic much discussed and researched today. Natural resources are not unlimited and that the environment has the capacity to absorb the current amount of waste without an environmental imbalance. In this context one the construction industry, which has significant environmental impacts at all stages of its production process, being one of the generation of construction and demolition waste (CDW) in urban centers, resulting in detrimental effects of the environment where these are arranged and, by virtue of their waste materials increases the extraction of minerals. The interlocking concrete block is a way to use of construction and demolition waste, which besides presenting several technical advantages inherent to the type of flooring, also happens to be a product for the environment. Therefore, the present research has as main objective the preparation and evaluation of interlocking blocks of concrete with natural aggregate replacement by artificial aggregate (RCD red) from the municipality of Alegrete / RS in the percentages of 0%, 25%, 75% and 100%. For the material characterization tests were performed grain size, specific gravity and bulk density. For the production of the blocks was used trait of 1: 1.74: 2.15 (cement, sand and gravel) and a w / c ratio of 0.51 home. After production of pavers, they have been tested in the fresh state by analyzing consistency index and bulk density, gravimetric yield and the hardened state were analyzed compressive strength and water absorption. The results showed that the level of 25% was shown as best trait with substitutions not even reaching 35 MPa at 28 days as determined by NBR 9780 (1987), it can be used in places that require low traffic requests.
Keywords: Civil engineering
Pavers
Construction and demolition waste
Concrete
Engenharia civil
Pavers
Resíduos de construção e demolição
Concreto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1637
Issue Date: 26-Mar-2013
Appears in Collections:Engenharia Civil



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