???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1620
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise inversa de ensaios geotécnicos utilizando ferramenta matemática de apoio à engenharia
Autor(es): Souza, Fábio Goulart de
Primeiro Orientador: Lübeck, André
Resumo: Na Engenharia Civil existe a necessidade de se conhecer os parâmetros de resistência do solo, devido à grande variedade de obras que o envolve como: fundações, barragens, cortes e aterros, etc. Tais parâmetros podem ser obtidos a partir de ensaios de laboratório e de campo e, dependendo do modelo matemático escolhido, os procedimentos de identificação podem ser excessivamente subjetivos. Isto leva à busca de alternativas para tornar tais procedimentos mais práticos e exatos. Dentre as alternativas está a utilização de análise inversa através de métodos numéricos. Buscando simplificar a obtenção de parâmetros geotécnicos em situações usuais, este trabalho aplicou a análise inversa via algoritmos implementados em Matlab® em ensaios triaxiais e de prova de carga em placa. Para o ensaio triaxial utilizou-se o modelo hiperbólico e para o de placa, o modelo elástico de Winkler. Os resultados apontam que o modelo hiperbólico descreve adequadamente o ensaio triaxial e que é possível conseguir um arranjo de parâmetros ainda melhor do que os encontrados pelos métodos de calibração tradicionais, entretanto não foi possível determinar os parâmetros diretamente pelo programa desenvolvido devido à complexidade do modelo hiperbólico. Para o método implantado na prova de carga constatou-se que por se tratar de um modelo linear, a metodologia utilizada não descreveu como desejado o comportamento do ensaio. Ajustes serão necessários nos algoritmos implementados a fim de torná-los plenamente funcionais.
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://hdl.handle.net/riu/1620
metadata.dc.date.issued: 2011
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Civil

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Análise inversa de ensaios geotécnicos utilizando ferramenta matemática de apoio à engenharia.pdf6.74 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons