Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1592
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Qualidade no uso de objetos de aprendizagem: apoio à inspeção de interface de usuário
metadata.dc.creator: Saldanha, Jader De Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Amanda Meincke
metadata.dc.description.resumo: A tecnologia em seus mais variados contextos assume diferentes possibilidades. Na educação, não é incomum pensar sua inserção como parte das atividades de ensino-aprendizagem. Recursos como Objetos de Aprendizagem (OA) são alguns exemplos disso, favorecendo a resolução de problemas, a comunicação, a interação etc. É necessário que estejam de acordo com as necessidades dos usuários e que estimulem a aprendizagem. Nesse contexto, chama-se atenção para os métodos de produção e avaliação de Objetos de Aprendizagem, que precisam promover, de forma clara e objetiva, a qualidade no uso. Pela revisão de literatura, analisou-se a contribuição de autores da comunidade brasileira de Informática na Educação na criação de metodologias, diretrizes, parâmetros e princípios para revisão e/ou construção de Objetos de Aprendizagem que atendam características de qualidade. Observou-se que a avaliação da interface de usuário não é mencionada ou é dada maior ênfase à revisão do conteúdo. Também não há clareza sobre procedimentos e instrumentos adotados em atividades de avaliação. Uma das maneiras de verificar a qualidade é por inspeções de interfaces de usuário, que orientam a revisão de pontos relevantes que irão impactar a qualidade no uso. Este trabalho tem como objetivo, portanto, contribuir à organização do processo de inspeção de interface de usuário de Objetos de Aprendizagem. Para tanto, apoiou-se em revisão de literatura e na Engenharia de Usabilidade como referência para o desenvolvimento dos aspectos teórico-práticos do trabalho. Como subprodutos deste trabalho têm-se: a identificação de requisitos prioritários para uma ferramenta semiautomática de avaliação da interface de usuário de OA, a organização de recomendações de qualidade no uso para OA e protótipos em alta fidelidade para uma primeira versão da ferramenta mencionada. Espera-se que os resultados reflitam na promoção da qualidade no uso de Objetos de Aprendizagem, contribuindo à organização do processo de inspeção de sua interface de usuário.
Abstract: Technology assumes different possibilities in many different areas. In education, it is very common using technologies in teaching-learning activities. Learning objects are good examples. They support problem solving strategies, communication process, interaction among people etc. They must conform to user needs and contribute to learning. In this context, we should pay attention to learning objects’ development and evaluation processes. Such process should promote quality in use, clearly and objectively. Through literature review, we analyzed the contribution of Brazilian researches in Computing in Education in creating methodologies, guidelines, parameters and principles for review and/or construction of learning objects that meet quality characteristics. It was observed that the evaluation of the user interface is not mentioned or it is given greater emphasis on content review. There is also no clarity on procedures and instruments adopted in the assessment activities. One way to check quality is through user interface inspection guiding the review of relevant points that will impact quality in use. This work aims at organizing the inspection of learning objects user interface. Thus, it is based on literature review and Usability Engineering as background to approach theoretical and practical aspects of this research. This work presents the following sub products: high-priority user requirements to a semiautomatic tool which aims at supporting learning objects user interface inspection; a set of recommendation to quality in use of learning objects; high fidelity prototypes to the first version of the mentioned tool. We expect that the results reflect the promotion of quality in use of learning objects, contributing to the organization of the inspection process of learning objects user interface.
Keywords: Computer science
Quality
Usability
Learning objects
User interface
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1592
Issue Date: 25-Mar-2014
Appears in Collections:Ciência da Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons