???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1577
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Desenvolvimento de ferramenta auxiliar no processo de análise de riscos em licitações de soluções de TI
Autor(es): Vidal, Bruno Quevedo
Primeiro Orientador: Devincenzi, Sam da Silva
Resumo: Atualmente gerenciar projetos não é uma atividade simples, requer conhecimento e habilidades. Proponho então o desenvolvimento de uma ferramenta que auxilie nas atividades do processo. Para o desenvolvimento do sistema foi necessário utilizar métodos aplicados em engenharia de software. Métodos como Levantamento de requisitos, casos de uso, diagramas entidade relacionamento e diagrama de classes. Cada artifício tem por finalidade um sistema com alto grau de planejamento e consistência. O processo ao qual serviu como base foi o Guia Prático de Contratação de Soluções de TI, no qual é regido pela Instrução Normativa 04 -2010. O processo abordado é o processo de análise de riscos, processo de execução obrigatório em contratação de serviços, o processo referido até o presente momento ainda não se aplica na utilização entre os integrantes do NTIC da Unipampa, o projeto é realizado de uma forma que não condiz com o Guia Prático de Contratação de Soluções de TI. Tendo as informações armazenadas em uma base de dados do sistema criado, as buscas de informações para a realização de novas análises de risco se tornam simplificadas. Após as etapas de engenharia de software e informações presentes no processo de análise de riscos, foi desenvolvido a ferramenta que contemple totalmente os requisitos passados pelo NTIC (Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação), parâmetros de como o sistema deveria proceder e seguindo firme-mente os passos descritos no Guia de Contratação.
Abstract: Currently managing projects is not a simple activity requires knowledge and skills. Then propose the development of a tool that assists in the process activities. For the development of the system was necessary to use methods used in software engineering. Methods such as lifting requirements, use cases, entity relationship diagrams and class diagram. Every artifice aims a system with a high degree of planning and consistency. The process that served as the base was the Practical Guide to Hiring IT Solutions, which is governed by Instruction 04 -2010. The process addressed is the process of risk analysis, process execution binding in contracting services, said the process to date does not yet apply in the use of ICTs among members of Unipampa, the project is carried out in a way that does not consistent with the Practical Guide to Hiring iT Solutions. Having the information stored in a database system created, searches for information to conduct further risk analysis becomes simplified. Following the steps of software engineering and information present in the process of risk analysis, a tool was developed that addresses fully the requirements passed by NICT (Center for Information Technology and Communication), parameters of how the system should proceed and following steady-mind the steps outlined in the Guide for Hiring.
metadata.dc.subject: Computer science
Risk analysis
Risk management
Information technology
Software engineering
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Alegrete
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1577
metadata.dc.date.issued: 7-Mar-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência da Computação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Desenvolvimento de ferramenta auxiliar no processo de análise de riscos em licitações de soluções de TI.pdf1.73 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons