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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sistema inteligente para o controle da recarga de veículos elétricos híbridos plug-in visando o benefício do sistema elétrico de potência
Authors: Saldanha, John Jefferson Antunes
metadata.dc.creator: Saldanha, John Jefferson Antunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Mello, Ana Paula Carboni de
metadata.dc.description.resumo: Os veículos elétricos híbridos plug-in (VEHP) são vistos como uma importante medida para reduzir as emissões poluentes na atmosfera. Estes veículos precisam ser conectados na rede elétrica para recarregar suas baterias. Assim, se uma grande quantidade de VEHPs requisitarem recarga simultaneamente e sem nenhuma coordenação adequada, problemas na operação do sistema elétrico podem se originar. Logo, é importante realizar um controle de recarga coordenado dos veículos elétricos. Os VEHPs também podem auxiliar a rede elétrica através do controle da taxa de recarga e injeção de energia ativa. Dessa forma, este trabalho propõe um sistema para controle da recarga de veículos elétricos híbridos plug-in visando o benefício da rede de energia elétrica e do consumidor. Neste trabalho, uma estratégia para realizar o controle da recarga e uma técnica de otimização serão aplicadas, utilizando um software de simulação de redes de distribuição e um ambiente de programação. Com o sistema desenvolvido, espera-se reduzir o impacto no sistema elétrico de potência e otimizar sua operação, beneficiando a concessionária local, a rede elétrica e o consumidor.
Abstract: Plug-in hybrid electric vehicles (PHEV) are seen as an important alternative to reduce pollutant emissions into the atmosphere. These vehicles need to be connected to the power grid to recharge their batteries. Thus, if a considerable amount of PHEVs request charge simultaneously and without proper coordination, problems in the power system operation may arise. Therefore, it is important to carry out a coordinated charging control of electric vehicles. The PHEVs can also aid the power grid by controlling the charging rate and injecting active power. Given so, this work proposes a system for the charging control of plug-in hybrid electric vehicles seeking the power grid and consumer benefits. In this work, a strategy to control the charging and an optimisation technique will be applied using a distribution system simulation software and a programming environment. With the developed system it is expected to mitigate the impact on the power grid and optimize its operation, benefiting the local utility, the electrical grid and the consumer.
Keywords: Electrical engineering
Electrical networks
Electric vehicles
Electrical power systems
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1515
Issue Date: 27-Nov-2015
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