Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1511
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A importância da experimentação no ensino de ciências para o nível fundamental
metadata.dc.creator: Soares, Brasilia Castelhano
metadata.dc.contributor.advisor1: Roehrs, Rafael
Abstract: A experimentação, principalmente se comunicativa, é importante fator contribuinte para o interesse e a aprendizagem significativa em Ciências. Deste modo, o presente trabalho reconhece a importância da inserção da experimentação de maneira problematizadora no ensino de Ciências no nível fundamental, bem como realiza uma revisão sobre o assunto utilizando-se de artigos, leis, parâmetros e programas nacionais, e como os mesmos referem-se ao Livro Didático e ensino fundamental ligados à experimentação. Com isto, mostrou-se que o ensino de Ciências nas escolas teve sempre o papel de reprodução de informações incontestáveis, onde a experimentação nem sempre tem sido aplicada de maneira que os estudantes construíssem seu conhecimento ao lado do professor. Entende-se ser necessária uma mudança por parte de todos, para que as escolas recebam atenção de verbas e que a formação dos professores os preparem para inserir a experimentação do melhor modo aos alunos.
The experimentation (especially the communicative one) is an important contributing factor for the interest and meaningful learning in science. This way, the present study recognizes the importance of the problematical way experimentation in science education at the elementary level, as well as conduct a review on the subject using articles, laws, and national programmes and parameters as the same relate to the Textbook and basic education linked to experimentation. Thereby, it has been shown that the teaching of Science in schools has always had the role of undisputed information reproduction, where the experimentation has not always been applied in a manner that students build their knowledge on the side of the teacher. A change by everyone is needed, so that schools receive funds attention and the training of teachers prepare them to introduce the experimentation in a best way for the students.
Keywords: Science of nature
Elementary School
Science of nature
Learning
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1511
Issue Date: 24-Jun-2016
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brasilia Soares.pdf749,9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons