???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1510
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O docente e sua formação frente a violência no ambiente escolar: um novo olhar
Autor(es): Santos, Vilson Ervandil Messa dos
Primeiro Orientador: Ceccon, Dário
Resumo: Atualmente percebe-se no ambiente escolar a violência contra os docentes, violência esse que vem aumentando a cada dia. Dentro desse contexto verificasse que esse aumento da violência está ligado a falta de formação nos bancos acadêmicos sobre a violência, deixando os docentes e futuros docentes a mercê da falta de conhecimento e formação necessária para intervir, gerenciar e mediar essas situações que permeiam as nossas escolas. Este trabalho foi realizado através de levantamento e análise bibliográfica específica. Escolheu-se este tema devido ao alto índice de violência ocorrido dentro e fora das escolas contra os docentes, e que vem aumentando gradativamente, deixando sequelas tanto físicas quanto psicológicas. A partir da revisão bibliográfica, foi possível perceber a necessidade da curricularização sobre a violência em todas as disciplinas das licenciaturas. Percebe-se que dentro desse contexto, nossos docentes e futuros docentes não estão preparados para enfrentar a violência escolar, pois não recebem nenhuma formação sobre a violência durante a graduação. E partindo desse pressuposto esse trabalho visa sugerir que nas licenciaturas, durante a formação acadêmica, venha a ser curricularizada a violência, que prepare os futuros docentes de forma preventiva pedagógica para a redução desses índices. Bem como uma formação continuada para os docentes que já atuam nas escolas.
Abstract: Currently it is perceived in the school environment violence against teachers, this violence that is increasing every day. In this context we see that this increase in violence is linked to lack of training in academic banks on violence, leaving teachers and future teachers at the mercy of lack of knowledge and training necessary to intervene, mediate and manage these situations that permeate our schools. This work was carried out through specific survey and literature review. The issue was chosen due to the high levels of violence occurred within and outside schools against teachers, which are gradually increasing, leaving both physical and psychological sequelae. From the literature review it was possible to see the need to establish a curricularising on violence. It is noticed that in this context, our teachers and future teachers are not prepared to address school violence; they do not receive any training on violence during graduation. And under this assumption, this paper aims to suggest that the degrees during the academic background will have a curricularising discipline on violence to prepare future teachers in a preventively pedagogical way to reduce these rates, as well as a continuing education for teachers already working in schools.
metadata.dc.subject: Violência
Violence
School
High school
Science of nature
Ciências da Natureza
Aprendizagem
Ensino Médio
Formação de professores
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Uruguaiana
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1510
metadata.dc.date.issued: 4-Jul-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Vilson Messa.pdf555.87 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons