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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Interdisciplinaridade e contextualização: encontros dialógicos com a pedagogia freireana na formação em ciências da natureza
metadata.dc.creator: Franco, Ronan Moura
metadata.dc.contributor.advisor1: Mello, Elena Maria Billig
metadata.dc.description.resumo: Com este trabalho objetiva-se compreender, sob a perspectiva freireana, como os princípios Interdisciplinaridade e Contextualização contribuíram na constituição do pesquisador, licenciando-educador do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Tem-se como objetivos específicos: (a) compreender os princípios da Interdisciplinaridade e Contextualização em documentos oficiais, pertinentes à formação docente; (b) compreender os princípios da Interdisciplinaridade e Contextualização em interlocução teórica com estudiosos do campo, com destaque para Paulo Freire e (c) refletir criticamente sobre a trajetória de formação acadêmica e profissional do licenciando-educador, a partir de seus registros das práticas educativas desenvolvidos no Curso, durante os anos de 2011 a 2015. Registros escritos a partir das vivências em práticas educativas, pertinentes à reflexão sobre a formação docente compõem o corpus de análise, produzidos em articulação com características da pesquisa (auto)biográfica (ABRAHÃO 2007; FREIRE, 2001) e analisados por Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011). A análise e a interpretação dos registros escritos, com evidências dos princípios Interdisciplinaridade e Contextualização, foram amparadas por Delizoicov, Fazenda, Freire, Japiassú, Morin, Santomé, entre outros, e pelas legislações que normatizam a formação de professores. Com a realização deste trabalho percebe-se que a pedagogia freireana permite a compreensão da indissociação dos princípios investigados e que esses princípios estão presentes nas normativas dos cursos de formação organizados por área do conhecimento. Ainda conclui-se que a proposição de práticas educativas que promovam a reflexão sobre a formação docente em relação aos princípios investigados constituíram o licenciando-educador ao encontro dos propósitos do curso de Ciências da Natureza. Finaliza-se apontando que o atual contexto das escolas é desafiador para a atuação dos profissionais que se formam em cursos organizados por área do conhecimento, pois ainda são isoladas as iniciativas que promovem concursos por área para docentes.
Abstract: This paper proposes to comprehend, under a Freire’s perspective, how the Interdisciplinary and Contextualization principles contributed to the formation of researcher, teacher-educator of Natural Science from the Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana Campus. The specific goals are: (a) comprehending the Interdisciplinary and Contextualization principles from official documents, intrinsic to teaching education; (b) comprehending the Interdisciplinary and Contextualization principles in a theoretical dialogue with experts in this field, with emphasis to Paulo Freire and (c) reflecting critically about the academic and professional formation trajectory of teacher-educator, from the registers of educative practices developed during the undergraduate degree, from 2011 to 2015. Written records from experiences and educational experiences, pertinent to the reflection on teacher training make up the corpus of analysis, produced in conjunction with research features (auto)biographical (ABRAHÃO, 2007; FREIRE, 2001) and analyzed by Textual Analysis Discourse (MORAES and GALIAZZI, 2011). The analysis and interpretation of written records, with evidence of Interdisciplinary and Contextualization principles were supported by Delizoicov, Fazenda, Freire, Japiassú, Morin, Santomé, among others, and the laws that regulate teachers training. The research shows clearly that Freire's pedagogy allows the understanding of the investigated disassociation of the principles studied and that these principles are present in the regulations of the undergraduate teacher degree organized by field of study. Besides, it was concluded that the proposal of educational practices that promote reflection on teacher education in relation to the principles investigated leaded the research-educator to meet the purposes of Natural Science major. The paper ends up pointing out that the current context of schools is challenging to the professionals who graduated in majors organized by field of study because there are still isolated initiatives that promote contest for area teachers.
Keywords: Interdisciplinaridade
Contextualização
Pedagogia Freireana
Paulo Freire
Interdisciplinary
Contextualization
Paulo Freire pedagogy
Science of nature
Ciências da Natureza
Aprendizagem
Ensino de ciências
Ensino Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Uruguaiana
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1508
Issue Date: 4-Jul-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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