Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1506
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A presença do lúdico no ensino dos modelos atômicos e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Soares, Emerson de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Folmer, Vanderlei
Abstract: Este trabalho descreve os resultados de uma atividade lúdica desenvolvida com 53 alunos de uma escola da Rede Pública da cidade de Uruguaiana/RS. O foco principal da pesquisa foi avaliar a contribuição das atividades lúdicas no processo de Ensino aprendizagem na área de Ciências da Natureza. Para tanto, trabalhamos com duas turmas de 8ª série que foram denominadas de turma “A” e “B”, na turma “A” utilizamos a metodologia “tradicional”, com aulas expositivas e o uso do livro didático adotado pela escola. Na turma “B”desenvolvemos atividades lúdicas, utilizamos analogias e criamos maquetes de modelos atômicos. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de pré e pós-teste com perguntas relacionadas ao estudo das teorias atômicas, assim, utilizamos perguntas norteadoras para compilar os dados. Os resultados demonstram que o rendimento da turma “B”, em que as aulas foram diferenciadas foi consideravelmente superior a Turma “A”. Com a pesquisa concluímos ainda que, as atividades lúdicas aumentam o interesse dos alunos, a sociabilidade e são uma excelente ferramenta no auxilio ao docente.
This paper presents the results of a ludic activity developed with 53 students of a public school in Uruguaiana/RS. The main focus of this research was evaluating the ludic activities contribution to the learning process on Natural Science field. In order to develop this research, we worked on two eighth-grade classes that were determined classes “A” and “B”; on class “A” we used the “traditional” teaching methodology, with lectures and the science book adopted by the school. On class “B” we developed ludic activities, used analogies and scale models of atomic models. The data was collected through the application of pre and post quizzes with questions related to atomic theories, so, we used guiding questions in order to collect data. The results show that in class “B”, in which the classes were differentiated, the incoming was substantially higher than in class “A”. The results of this research bring us to conclude that the ludic activities are great guiding tools for teachers and also increased the students‟ interest and sociability.
Keywords: Modelos Atômicos
Ensino fundamental
Fudamental Teaching
Science of nature
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1506
Issue Date: 3-Jul-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emerson Soares Lima.pdf580,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons