Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1505
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Corpo, gênero, sexualidade, raça e etnia nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.creator: Guimarães, Carla Adriane Damacena
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Fabiane Ferreira da
metadata.dc.description.resumo: Estando a escola envolvida na formação dos sujeitos, partimos do pressuposto de que os(as) educadores(as) devem ter uma formação voltada para a diversidade existente em seu ambiente. Este trabalho buscou investigar as questões de “corpo, gênero, sexualidade, raça e etnia presente nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). No contexto deste trabalho entendemos corpo, gênero, sexualidade, raça e etnia como construções sociais, culturais e históricas. A metodologia da pesquisa teve caráter documental, assim os documentos foram a fonte de coleta de dados. Dos PPC analisados o curso de Ciências da Natureza do campus de Uruguaiana, Ciências da Natureza de Dom Pedrito, História de Jaguarão e Educação Física de Uruguaiana apresentam disciplinas que tratam estas questões. Estas disciplinas são abordadas em uma perspectiva social, histórica e cultural, contribuindo assim para a formação de professores(as) aptos(as)a (re)pensar suas práticas educativas na escola.
Abstract: As the school is related to people‟s identity formation, we have assumed that teachers should have a training program focused on the diversity existent in the school. This paper investigated the body, gender, sexuality, race and ethnic issues on Political Pedagogical Projects (PPP) of teaching training degrees of the Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. On this paper, body, gender, sexuality, race and ethnic are understood as social, cultural and historical constructions. The research methodology had documental character with the utilization of documents as the font of data collect. From the analysis of PPPs, the Natural Science degree from Uruguaiana Campus, Natural Science from Dom Pedrito, History from Jaguarão and Physical Education from Uruguaiana present courses that bring those issues. These courses are approached on a social, historical and cultural perspective, contributing to the formation of teachers apt to (re)think their educational practices in school.
Keywords: Sexualidade
Sexuality
Formação de professores
Ciências da Natureza
Gênero
Ensino Superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Uruguaiana
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1505
Issue Date: 4-Jul-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla Adriane Guimarães.pdf502,42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons