Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1450
metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: As imagens e autoimagens da docência diante do ensino médio politécnico.
metadata.dc.creator: Fabra, Joice Mirapalhete
metadata.dc.contributor.advisor1: Hammes, Lúcio Jorge
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa do tipo intervenção pedagógica, de cunho qualitativo, busca contribuições da perspectiva da Teoria Critica para pensar a figura docente contemporânea e as interferências que sofre no cotidiano do seu trabalho. Teve por objetivo contribuir para reflexão do processo de formação dos professores e das configurações das imagens e autoimagens da docência e da gestão das práticas escolares no Ensino Médio Politécnico. A pergunta que guiou este trabalho foi: Em que medida o Ensino Médio Politécnico atravessa o professor, produzindo imagens e autoimagens de sua profissão? Através das rodas de conversa feitas com os professores e a equipe diretiva do Colégio Estadual Santa Vitória do Palmar, desenvolveram-se momentos de reflexão, discussão e sistematização sobre os discursos recorrentes acerca da profissão docente. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, o diário de campo e as escritas realizadas pelos professores ao final de cada encontro. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual discursiva. A pesquisa intervencionista foi realizada com os professores dos turnos da manhã e da noite do EMP, tranzendo novas perspectivas para a pesquisadora e para o contexto da escola.
Abstract: This research type pedagogical intervention, qualitative nature, which seeks contributions from the perspective of Critical Theory to think the contemporary teaching figure and interference in daily suffering of their work. Aimed to contribute to reflection of the teacher training process and settings of images and eigenimages teaching and thus to think about the management of school practices at the Polytechnic High School. The issue that guided this work was: what does extent the Polytechnic High School through the teacher, producing images and eigenimages of your profession? Through the conversation wheels made with the teachers and the State College management team Santa Vitória do Palmar, it has proposed moments of reflection, discussion and systematization of recurrent speeches about the teaching profession. The instruments used for data collection were: participant observation, field diary and the writings carried out by teachers at the end of each meeting. Data were analyzed using analysis discursive textual. The survey was conducted with teachers of shifts in the morning and EMP night. This interventional research brought new perspectives to the researcher and the school context.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1450
Issue Date: Aug-2016
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joice Fabra Relatório Crítico FINAL total.pdfRelatório Crítico Reflexivo Joice Mirapalhete Fabra1,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons