Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1449
metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: Gestão do ambiente escolar para qualidade do trabalho docente e a redução do absenteísmo.
metadata.dc.creator: Cesar, Adriana Treichel
metadata.dc.contributor.advisor1: Hammes, Lúcio Jorge
metadata.dc.description.resumo: O presente relatório é a sistematização dos resultados do Projeto de Intervenção denominado “Gestão do ambiente escolar para qualidade no trabalho docente e redução do absenteísmo” aplicado em uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Bagé/RS. A escolha pelo tema justifica-se pelo fato de no ano de 2014, inúmeras queixas sobre a ausência de professores ao trabalho terem chegado até a Secretaria Municipal de Educação, local onde desempenho a função de supervisora de Gestão Escolar. Esse fato motivou a opção pela realização do projeto durante o Mestrado Profissional em Educação tendo como abordagem o tema absenteísmo ligado ao ambiente de trabalho. Este relatório apresenta-se dividido em duas partes, onde na primeira encontra-se o aporte teórico sobre o tema. Na segunda parte encontra-se a metodologia dividida quanto a intervenção, descrevendo os procedimentos e instrumentos para a realização do projeto; e quanto a avaliação, descrevendo as ações, análise e resultados. Considera-se que o Projeto de Intervenção apresentou efeitos positivos principalmente porque teve uma função motivadora para que a escola pudesse refletir sobre alguns aspectos e fazer uma retomada em pontos que necessitavam de uma maior atenção
Abstract: This report is the systematization of the results of the intervention project named "school environment management for teaching quality at work and reduced absenteeism" applied in an elementary school of municipal de ensino de Bagé/RS. The choice for the theme is justified by the fact that in the year 2014, numerous complaints about the lack of teachers to work have come to the City Department of education, where the supervisor function performance of school management. This fact led to the realization of the project during the master in Education with the theme approach absenteeism connected to the desktop. This report is presented in two parts, where the first is the theoretical contribution on the subject. In the second part is the methodology divided about intervention, describing the procedures and instruments for the realization of the project; What about the assessment, describing the actions, analysis and result. It is considered that the intervention project presented positive effects mainly because it had a motivating function so that the school could reflect on some aspects and do a retake in points that needed greater attention.
Keywords: Trabalho docente
Absenteísmo
Cotidiano escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1449
Issue Date: Aug-2016
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO CRÍTICO-REFELEXIVO ADRIANA TREICHEL CESAR - pdf.pdfRelatório Crítico Reflexivo Adriana Treichel Cesar2,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons