Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1445
Tipo: Relatório Técnico
Título: A voz dos esquecidos : histórias de vida de personalidades negras jaguarenses como ferramenta pedagógica.
Autor(es): Goulart, Iracema Veleda
Primeiro Orientador: Fiabani, Adelmir
Resumo: A efetivação da Lei 10.639/2003, que trata do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas é um caminho que está sendo percorrido de forma lenta no município de Jaguarão. A história deste município traz em sua marca - não diferente do restante do país – o olhar europeu, privilegiando dados registrados pela elite branca. Por isso este projeto foi pensado, com a finalidade de apontar caminhos que vão ao encontro dessa efetivação, mostrando o papel do negro enquanto cidadão jaguarense, o lugar que ele ocupa nesta sociedade e as contribuições que deu e ainda dá a esta comunidade, bem como o valor que lhe é devido no espaço escolar e na historiografia deste município. O trabalho dar-se-á por meio de registro de entrevistas biográficas e autobiográficas, negros que trazem em suas histórias de vida dados importantes que ainda não ganharam espaço no registro escrito. O intuito é mostrar o quão são importantes e ricos esses relatos para a constituição da história do lugar, neste caso, Jaguarão. Este trabalho terá como colaboradores os alunos do ensino médio da Escola Municipal de Educação Básica Lauro Ribeiro, quando estarão dando apoio durante as entrevistas e ao mesmo tempo conhecendo e método da história oral como parte integrante de uma comunidade. O resultado final deste projeto será a elaboração de uma obra paradidática, destinada à consulta nas bibliotecas das escolas do município.
Abstract: La efetivación de la Ley 10.639/2003, que trata de la enseñanza de la historia y de la cultura afro-brasileña en las escuelas es un camino que está siendo recorrido de forma lenta en el município de Yaguarón. La historia de este município trae en su marca – no diferente del restante del país – el mirar europeo, privilegiando datos registrados por la élite blanca. Por eso este proyecto fue pensado, con la finalidade de apuntar caminos que van al encuentro de esa efetivación, mostrando el papel del negro mientras ciudadano yaguarense, el lugar que él ocupa en esta sociedade y las contribuciones que dio y aún da a esta comunidade, así como el valor que le es debido en el espacio escolar y en la historiografia de este município. El trabajo se dará por medio de registro de entrevistas biográficas y autobiográficas, negros que traen em sus historias de vida datos importantes que aún no ganaran espacio en el registro escrito. El objetivo es mostrar como son importantes y ricos esos relatos para la constitución de la historia del lugar, en este caso, Yaguarón. Este trabajo tendrá como colaboradores los alumnos del liceu de la Escuela Municipal de Educación Básica Lauro Ribeiro, cuando estarán dando apoyo durante las entrevistas y a la vez conociendo el método de la historia oral como parte integrante de una comunidade. El resultado final de este proyecto será la elaboración de una obra paradidática, destinada a la consulta en las bibliotecas de las escuelas del município.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1445
Data do documento: 17-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A VOZ DOS ESQUECIDOS HISTÓRIAS DE VIDA DE PERSONALIDADES NEGRAS JAGUARENSES COMO FERRAMENTA PEDAG.pdfRelatório Crítico Reflexivo Iracema Veleda Goulart1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons