???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1436
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise dos impactos de vibrações e ruídos em estruturas próximas de áreas de lavra com desmonte de rocha com explosivo
Autor(es): Ferreira, André Luiz Cordeiro
Primeiro Orientador: Souza, Luis Eduardo de
Resumo: O desmonte de rocha realizado com o uso de explosivos é considerado uma etapa fundamental dentro do processo de extração mineral. Um bom planejamento seguido de uma correta execução do plano de fogo interfere de maneira positiva nas etapas subsequentes de carregamento, transporte e beneficiamento, além de minimizar os impactos a estruturas e ao meio ambiente. Seguindo esses procedimentos, as empresas mineradoras estarão se adequando à legislação e às normas de órgãos públicos fiscalizadores e, consequentemente, mantendo uma boa relação com a vizinhança do entorno da mina, que geralmente reclama e alega que fissuras e/ou rachaduras em suas casas são causadas pelas detonações dos explosivos. Neste trabalho foram realizados oito monitoramentos, divididos entre duas estruturas previamente definidas, com o objetivo de diagnosticar os níveis de vibração e ruído proveniente da área de lavra de calcário com desmonte de rocha em mineradoras do município de Caçapava do Sul, RS. Após a verificação dos níveis de ruído e vibração praticados foi possível analisar os resultados encontrados, avaliando se as detonações possuíam potencial para provocar danos a essas estruturas. Para a realização desses monitoramentos, foi utilizado um microssismógrafo de engenharia, aparelho que permite extrair parâmetros estipulados e determinados pela NBR 9653. De acordo com os limites definidos por essa norma, os resultados dos oito monitoramentos realizados mostraram que não há interferência ou possibilidade de danos causados nas estruturas, que sejam oriundos das detonações praticadas nas áreas de operação de lavra, já que tanto os níveis de vibração quanto de pressão acústica estavam dentro dos padrões exigidos pela norma.
metadata.dc.subject: Desmonte de rocha
Explosivos
Monitoramento sísmico
Estruturas
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.identifier.citation: FERREIRA, André Luiz Cordeiro. Análise dos impactos de vibrações e ruídos em estruturas próximas de áreas de lavra com desmonte de rocha com explosivo. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Tecnologia em Mineração, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2015.
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1436
metadata.dc.date.issued: 2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Mineração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Análise dos impactos de vibrações e ruídos em estruturas próximas de áreas de lavra com desmonte de rocha com explosivo.pdf1.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???