???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1431
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise comparativa dos níveis de vibração e ruído em perímetro urbano e ambiente de mineração
Autor(es): Oliveira, Caio Cesar Vivian Guedes
Resumo: O crescimento demográfico nos últimos anos, principalmente em países subdesenvolvidos, resulta em um aumento da circulação de veículos em zonas urbanas. A energia vibratória e pressão acústica geradas pelo tráfego de veículos leves e pesados são uma fonte de poluição ambiental pouco estudada no Brasil. Os impactos percebidos pela população, em perímetro urbano, estão diretamente ligados ao trânsito intenso de veículos (principalmente pesados) e da operação de equipamentos de construção civil. Neste sentido, este trabalho busca fazer uma comparação dos dados de vibração e ruído obtidos em perímetro urbano com os obtidos em ambiente de mineração, baseando-se nos limites estabelecidos pela legislação nacional e internacional vigente. Os monitoramentos de vibrações e ruído foram realizados por meio de microssismógrafos de engenharia. O trabalho desenvolveu-se no perímetro urbano do município de Caçapava do Sul, onde foram realizados monitoramentos em quatro pontos (ruas) de maior intensidade de tráfego de veículos, abrangendo a RS 357 que passa através do município. Os dados obtidos em perímetro urbano resultaram em valores inferiores quando comparados aos resultados obtidos em ambiente de mineração, devido a diversos fatores, entre eles à fonte de geração das vibrações e ruídos ser diferentes. Os resultados dos monitoramentos realizados não ultrapassaram os limites estabelecidos pela NBR 9653, enquanto que os dados de ruídos ultrapassaram os limites estabelecidos pela NBR 10151. Visando os impactos causados foram dadas sugestões, entre elas que houvesse a prática de monitoramentos de vibração e ruídos em perímetro urbano de forma mais constante no país, para que possa haver um controle do que realmente está impactando ou não às pessoas e construções no perímetro urbano. Permitindo e facilitando a implantação de medidas de planejamento no tráfego dos municípios.
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, Caio Cesar Vivian Guedes. Análise comparativa dos níveis de vibração e ruído em perímetro urbano e ambiente de mineração. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Tecnologia em Mineração, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.
metadata.dc.identifier.uri: http://hdl.handle.net/riu/1431
metadata.dc.date.issued: 2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Mineração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Análise comparativa dos níveis de vibração e ruído em perímetro urbano e ambiente de mineração.pdf1.82 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???