???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1408
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Avaliação no ensino pela pesquisa: concepções e práticas de professores de ciências e matemática
Autor(es): Trindade, Vanice Pasinato da
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar como são realizadas avaliações quando é decorrido o ensino pela abordagem da pesquisa por professores de Ciências da Natureza e Matemática de escolas públicas do Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul (AZEVEDO, 2013; RAMOS, 2012; RIO GRANDE DO SUL, 2011; 2012). Para apoiar a pesquisa, recorreu-se ao quadro teórico da avaliação na perspectiva crítica (PERRENOUD, 1999; DEMO, 2001), da avaliação da aprendizagem (HOFFMAM, 1998; LUCKESI, 2011) e da abordagem do ensino pela pesquisa (MORAES; GALIAZZI, 2002; DEMO, 2007; JÉLVEZ, 2013). Avaliar é uma ação diária de estudantes e professores, sendo de grande relevância explorar que tipo de tratamento é dado para a questão. A pesquisa põe em foco as questões envolvidas no processo de avaliação por meio de uma investigação qualitativa que parte da revisão teórica em artigos científicos e demais bibliografias relacionadas ao tema, objetivando uma fundamentação consistente sobre o assunto. Para coleta de dados, foram aplicados questionários a professores de Ciências da Natureza e Matemática, a fim de compreender os fundamentos, as dificuldades e potencialidades em relação à avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no ensino pela abordagem da pesquisa. Para análise dos dados, foram utilizados componentes da Análise Textual Discursiva - ATD (MORAES; GALIAZZI, 2011) como suporte para a interpretação das respostas dadas nos questionários. Para desenvolver o estudo, foram definidos como objetivos específicos: a) caracterizar as práticas de avaliação; b) analisar a percepção; e c) mapear os instrumentos de avaliação de professores ao usar a pesquisa como princípio educativo. Das problematizações motivadas pela pesquisa, foi possível ampliar o conhecimento teórico das questões da avaliação na abordagem educativa para a pesquisa em ensino de Ciências e Matemática, discutindo seus fundamentos, limitações e potencialidades. Como resultado, surgiram as seguintes categorias textuais: 1) Concepções; 2) Relevância da abordagem da educação para a investigação; e 3) Avaliação das perspectivas de pesquisa. Estas categorias ajudaram a compreender a organização das ideias dos professores sobre a sua avaliação do ensino a partir da perspectiva da pesquisa. Os professores entrevistados, em síntese, demonstram conhecer elementos importantes da avaliação em perspectiva crítica e estão cientes de que se situam em um paradigma de avaliação que não se sustenta mais e, por essa razão, requer uma ruptura. No entanto, é evidente nas suas falas que lhes faltam os elementos teóricos e os instrumentos didático-pedagógicos para pôr em operação essa ruptura (FERREIRA, 2013). A proposta do Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul, apesar de seu viés da inovação na pretensão de avaliação, não tem conseguido, de acordo com os resultados deste recorte de pesquisa, o sucesso esperado. Embora pareça ser inscrito em direitos sociais e em um esboço teórico muito convincentes, essa proposta não foi capaz de indicar aos professores as formas de avaliação necessária para romper com os paradigmas vigentes.
Abstract: This study aims to investigate how are carried out evaluations when it’s done teaching the approach to research by teachers of Physics of public schools at the State of Rio Grande do Sul in Brazil, that operates Polytechnic system (AZEVEDO, 2013; RAMOS, 2012; RIO GRANDE DO SUL, 2011; 2012). To support the research, it was operating the theoretical framework of the evaluation in critical perspective (PERRENOUD, 1999; DEMO, 2001), the evaluation of learning (HOFFMAM, 1998; LUCKESI, 2011) and education approach for research (MORAES; GALIAZZI, 2002; DEMO, 2007; JÉLVEZ, 2013). To evaluate is a daily action of students and teachers, and it’s relevant explore what kind of treatment is given to the issue. It is intended to bring into focus the issues involved in the evaluation process through a qualitative research of the theoretical review of scientific articles and other bibliographies related to the theme, aiming a consistent basis on the subject. For data collection, questionnaires were given to Sciences teachersin public schools of a Rio Grande do Sul’s municipality, in order to understand the fundamentals, the difficulties and potential regarding the evaluation of teaching-learning processes by approach search. For data analysis, we used components of Textual Analysis Discursive – ATD (MORAES; GALIAZZI, 2011) as support for the interpretation of the answers given by the teachers in the questionnaires. To develop the study, was defined as specific objectives: a) to characterize the evaluation practices; b) examine perceptions; and c) map the teacher evaluation instruments when using research as an educational principle. From problematizations motivated by research, it was possible to expand the theoretical understanding of the issues of evaluation in the educational approach for research in teaching Sciences, discussing its foundations, limitations and powers. As a result, emerged the following textual categories: 1) Conceptions; 2) Relevance of the education approach for research; and 3) Evaluation in the research perspective. These categories help to understand the organization of teachers' ideas on their evaluation of teaching from the perspective of research. Teachers interviewed in summary indicate recognize stand before a paradigm of evaluation that no longer holds and that requires a sharp break. However, it is evident in their speech that they lack the theoretical elements and didactic and pedagogical instruments for the operation of this rupture (FERREIRA, 2013). The proposal of high school Polytechnic system of the State of Rio Grande do Sul, which despite its innovation bias in evaluative pretension, has not achieved, according to the results of this research outline, the expected success. Although it seems to be inscribed in a right and convincing theoretical draft, the proposal has failed to indicate to teachers the necessary evaluative ways to break the paradigms.
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.citation: TRINDADE, Vanice Pasinato da. Avaliação no ensino pela pesquisa: concepções e práticas de professores de ciências e matemática. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1408
metadata.dc.date.issued: 2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Avaliação no ensino pela pesquisa concepções e práticas de professores de ciências e matemática.pdf448.93 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???