Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1256
Tipo: Dissertação
Título: Do tear ao tecido: uma experiência com jornal escolar
Autor(es): Barúa, Giciéli Hohemberger
Primeiro Orientador: Giovani, Fabiana
Resumo: A presente pesquisa trata de narrar a prática de letramento do jornal escolar “O Maracanã”, desenvolvido em uma escola do campo em Alegrete-RS, discutindo o processo de constituição desse instrumento mediante os sentidos produzidos desde sua criação e implantação até a 35ª edição. Para que os objetivos fossem atingidos, o trabalho foi organizado em três etapas: a primeira aborda aspectos teóricos, percorrendo desde a explicação sobre a narrativa de experiência, conceituação de letramento, projeto, evento e agente, perpassando pelas inspirações pedagógicas de Freinet e Bonini, até a questão de gênero de Bakhtin; a segunda é dedicada aos aspectos metodológicos, onde se fez opção pelo paradigma indiciário para, através de indícios singulares, capturar pistas sobre o processo de constituição do jornal escolar; e a terceira, tem como foco o projeto de letramento jornal na escola “O Maracanã”, abordando exclusivamente a constituição do jornal em seus dez anos de existência e em seus trinta e cinco exemplares. Para isso, selecionei quatro categorias: a atuação da professora (atitudes, aprendências e experiências); os alunos: motivação, participação e autoria (escrita colaborativa); os gêneros discursivos: os conteúdos do jornal e a constituição do gênero entrevista; o jornal escolar e sua função sociocultural. Dessa forma, esse estudo oportunizou-me ter um novo olhar sobre o feito, refletindo sobre minhas ações no decurso, por meio de um vigoroso diálogo com a teoria. Este trabalho é, também, uma tentativa de proporcionar, aos professores-leitores, uma reflexão sobre a necessidade da incorporação de práticas de letramento à vivencia de sala de aula, oferecendo-lhes os produtos da minha experiência. Finalizei este estudo provisoriamente, pois não consegui enxergar o fim do tecido. Verdadeiramente, o término deste está ligado a um recomeço já que novas linhas serão colocadas na agulha para que novas costuras com tecidos de diferentes cores, tamanhos e texturas.
Abstract: Esta investigación trata de narrar la práctica de letramiento del periódico escolar "El Maracaná", se convirtió en una escuela de campo en Alegrete-RS, discutiendo el proceso de constitución de este instrumento por los sentidos producidos desde su creación y el despliegue de la 35 edición. Para que se lograron los objetivos, el trabajo se organizó en tres etapas: la primera trata de los aspectos teóricos, al pasar de la explicación de la experiencia narrativa, el concepto de letramiento, proyectos, eventos y agente, pasando por inspiraciones educativas de Freinet y Bonini, a la cuestión de Bajtín de género; el segundo está dedicado a los aspectos metodológicos, donde hizo elección del paradigma probatorio, a través de signos naturales, captura de pistas sobre la formación del proceso periódico de la escuela; y el tercero se centra en el proyecto de letramiento periódico en la escuela " El Maracaná", abordando la constitución del periódico en sus diez años de existencia y en sus treinta y cinco copias. Para tanto, he seleccionado cuatro categorías: el papel del profesor (actitudes, aprendizajes y experiencias); estudiantes: motivación, participación y autoría (escrito en colaboración); los géneros: el contenido del periódico y la creación de la entrevista género; el periódico de la escuela y su función sociocultural. Por lo tanto, este estudio há proporcionado una oportunidad para mí para tener una nueva mirada sobre el hecho, reflexionando sobre mis acciones en el curso, a través de un diálogo vigoroso con la teoría. Este trabajo es también un intento de proporcionar, profesores lectores, una reflexión sobre la necesidad de la incorporación de prácticas de letramiento a las experiencias de clase, ofreciéndoles los productos de mi experiencia. Provisionalmente finalizado este estudio, porque no podría ver el final de la tela. En verdad, el extremo de la misma está conectada a un principio como nuevas líneas se colocan en la aguja de modo que los nuevos tejidos con costuras de diferentes colores, tamaños y texturas.
Palavras-chave: Proyecto de letramiento
Periódico escolar
Experiencia narrativa
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1256
Data do documento: 15-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Versão Final Giciéli Barúa.pdfDissertação apresentada ao programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ensino de Línguas29.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons