Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1219
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção dos chefes das secretarias acadêmicas da UNIPAMPA quanto à satisfação com o Sistema de Informações para o Ensino (SIE) acadêmico
Autor(es): Bottino, Cléia Marisa Silva
Primeiro Orientador: Corso, Kathiane Benedetti
Resumo: A necessidade da existência de mecanismos que assegurem informações de qualidade, seguras, de acesso rápido e disponíveis ao usuário, tanto nas Organizações Privadas quanto nas Organizações Públicas, provocou a ampliação do uso da Tecnologia da Informação e consequentemente dos Sistemas de Informação. O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos usuários das Secretarias Acadêmicas dos 10 campi da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) quanto à satisfação com o Sistema de Informações para o Ensino (SIE) Acadêmico. Foi conduzida uma pesquisa empírica, na qual se utilizou o questionário com base e adaptado da dissertação de Siqueira (2010), medido através das categorias: “Desempenho”, “Esforço Percebido”, “Adequação entre Tarefa e Tecnologias” e a “Satisfação do Usuário”, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), buscando contribuir através da percepção do usuário para a melhoria do trabalho e a satisfação quanto à utilização do SIE Acadêmico. Para o seu desenvolvimento aplicou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de uma entrevista estruturada junto aos 10 servidores Técnico-Administrativos em Educação que desempenham atualmente as funções de Chefes das Secretarias Acadêmicas em um dos campi da UNIPAMPA. Os resultados da pesquisa identificaram a percepção dos Chefes das Secretarias quanto às categorias, que pode ser positiva quando deixam claro o fato do sistema contemplar as especificidades do setor, ou negativas, indicando que o SIE precisa ser aperfeiçoado e, apresentando sugestões de melhoria ligadas ao SIE e a Gestão.
Abstract: The need for mechanisms that ensure safe, fast and available information quality for the user to access, both in private organizations as well as in public organizations, has conditioned a soaring usage of Information Technology and hence in Information Systems. The present study aims to identify the perception of the users from the Academic Departments of the 10 campuses of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) concerning satisfaction with the Scholar Educational Information System (SIE). An empirical research was conducted in which a questionnaire was used and adapted based on the dissertation of Siqueira (2010), set in through the following categories: “performance”, “perceived exertion”, “task and technologies matching” and “user satisfaction”, all of them regarding Federal Institution of Scholar Education (FISE) as background. The research pursuit consists of contributing through user perception for the improvement of work and satisfaction in regard to the use of the academic SIE. Therefore, for its development it was applied a qualitative descriptive study, by means of a structured interview with to 10 servers in Administrative and Technical Education who are currently in charge of the head functions of the academic departments in each campus of UNIPAMPA. The research results identified the perception of Heads of Departments regarding the categories, which can be positive when clear about the fact that the system address the specificities of the sector, or negative, indicating that the SIE needs to be improved and making suggestions for improvement related to SIE and Management.
Palavras-chave: Enterprise Resource Planning – ERP
Public management: Brazil: Rio Grande do Sul: Santana do Livramento
Information systems
Integrated management systems
Planejamento dos recursos empresariais
Sistemas de informação
Sistemas integrados de gestão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: BOTTINO, Cléia Marisa Silva. A percepção dos chefes das secretarias acadêmicas da UNIPAMPA quanto à satisfação com o Sistema de Informações para o Ensino (SIE) acadêmico. Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1219
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Pública



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons