Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1173
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implementação do programa Farmácia Popular do Brasil no município de Santana do Livramento/RS
Autor(es): Rosano, Jonathan Alexander Vargas
Primeiro Orientador: Benetti, Rodrigo Alexandre
Resumo: O presente artigo tem como objeto de pesquisa a implementação do Programa Farmácia Popular do Brasil no Município de Santana do livramento. O principal objetivo é analisar o impacto da implementação desse programa em relação ao acesso da população aos medicamentos essenciais e a melhoria da prestação dos serviços no âmbito da saúde. Este projeto é de suma importância por proporcionar maior conhecimento sobre a legislação e os efeitos causados com a inserção desse programa na comunidade local. A pesquisa contempla referenciais teóricos que abrangem dados sobre Políticas Públicas, Sistema Único de Saúde (SUS), a Assistência Farmacêutica na Administração Pública do Brasil e a evolução do Programa Farmácia Popular do Brasil. Trata-se de um estudo de caso no Município de Santana do Livramento, a metodologia escolhida para ser utilizada no desenvolvimento do presente projeto para a coleta de dados foi através de entrevistas e para a análise dos dados obtidos escolheu-se o método de análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas junto aos farmacêuticos da Unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil e dos farmacêuticos e gerentes das redes privadas de farmácias, com o resultado da análise foi possível observar, de modo geral, um impacto positivo do programa no município.
Abstract: El presente artículo tiene como objeto de investigación la implementación del Programa Farmácia Popular de Brasil en el Município de Santana do Livramento. El principal objetivo es analizar el impacto de la implementación de este programa en relación con el acceso de la población a los medicamentos esenciales y la mejora de la prestación de servicios en materia de salud. Este proyecto es muy importante para proporcionar un mayor conocimiento de la legislación y de los efectos causados por la inclusión del programa en la comunidad local. La investigación incluye marcos teóricos que cubren datos sobre Políticas Públicas, Sistema Único de Salud (SUS), la asistencia farmacéutica en la Administración Pública de Brasil y la evolución del Programa Farmácia Popular de Brasil. Se trata de un estudio de caso en la ciudad de Santana do Livramento, la metodología elegida para ser utilizado en el desarrollo de este proyecto para la recogida de datos fue a través de entrevistas y para la análisis de los datos obtenidos se eligió el método de análisis de contenido. Se realizaron entrevistas con los farmacéuticos de la Unidad del Programa Farmácia Popular de Brasil y con los farmacéuticos y los gestores de las redes privadas de farmácias, con el resultado de la análisis se observó , en general, un impacto positivo del programa en el município.
Palavras-chave: Políticas públicas: salud
Gestión pública: Brasil: Rio Grande do Sul: Santana do Livramento
Atención farmacéutica
Editor: Universidade Federal do Pampa
Citação: ROSANO, Jonathan Alexander Vargas. Implementação do programa Farmácia Popular do Brasil no município de Santana do Livramento/RS. Santana do Livramento: Unipampa, 2015.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1173
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Pública



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons