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dc.contributor.advisor1Burgardt, Victor Hugo Veppo-
dc.creatorPintos, Vivian-
dc.date.accessioned2017-02-24T14:56:00Z-
dc.date.available2017-02-24T14:56:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINTOS, Vivian. Educação técnica na fronteira a evasão dos alunos matriculados nos cursos da escola técnica binacional do município de Santana do Livramento, IFSUL (Instituto Federal Sul-rio-grandense). Santana do Livramento: Unipampa, 2016.-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1129-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como principal objetivo trazar un perfil socioeconómico y evidenciar los principales motivos de la evasión de los alumnos matriculados en los cursos de la única escuela técnica binacional del municipio de Santana do Livramento, IFSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense). Para este fin el trabajo cuenta con un referencial teórico que abarca datos desde la revolución industrial, como la principal causa de la implantación de escuelas técnicas, políticas públicas relacionadas, pasando por los Institutos Federales y sus objetivos, hasta llegar al campus binacional de la región y su principal desafío, la evasión de alumnos. Se trata de un estudio cuantitativo, la metodología utilizada fue la coleta de datos bibliográficos y documentales, y un levantamiento de campo fundamentado en un cuestionario analizado de forma estadística.sp
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducación técnicasp
dc.subjectGestión pública: Brasil: Rio Grande do Sul: Santana do Livramentosp
dc.subjectDeserción escolarsp
dc.titleEducação técnica na fronteira a evasão dos alunos matriculados nos cursos da escola técnica binacional do município de Santana do Livramento, IFSUL (Instituto Federal Sul-rio-grandense)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa responder a questão traçando um perfil socioeconômico e evidenciando os principais motivos da evasão dos alunos matriculados nos cursos da única escola técnica binacional do município de Santana do Livramento, o IFSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense). Para isso a pesquisa contempla referenciais teóricos que abrangem dados desde a revolução industrial, como principal causadora da necessidade de implementação de escolas técnicas profissionalizantes, politicas publicas relacionadas, passando pelos Institutos Federais e suas principais atribuições, até alcançar o campus binacional da região e seu principal desafio, a evasão. Tendo em vista tratar-se de uma pesquisa quantitativa, a metodologia utilizada neste trabalho foi a coleta de dados bibliográficos e documentais, além de um levantamento de campo fundamentado em um questionário, analisado estatisticamentept_BR
dc.subject.keywordGestão pública: Brasil: Rio Grande do Sul: Santana do Livramentopt_BR
dc.subject.keywordEducação técnicapt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação fronteiriçapt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
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Pintos, Vivian. Educação técnica na fronteira a evasão dos alunos matriculados nos cursos da escola técnica binacional do município de Santana do Livramento, IFSUL (Instituto Feder.pdf437.33 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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