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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana
Autor(es): Riet, Tiago Ramos Corsini
Primeiro Orientador: Viana, João Garibaldi Almeida
Resumo: O presente trabalho visa utilizar uma perspectiva neoschumpeteriana para explicar a ascensão dos produtos orgânicos no mercado agrícola: os orgânicos vêm tendo atenção crescente com o decorrer dos anos. Devido à associação do uso de fertilizantes nos produtos agrícolas com problemas de saúde e destruição do meio-ambiente, os produtos orgânicos, pela ausência de fertilizantes, passam a chamar mais a atenção dos consumidores e este fato, apoiado de eventos ambientalistas e ações de divulgação dos orgânicos, alavancaram a demanda por estes produtos. Esta análise diz respeito à trajetória que o setor agrícola do Brasil teve até os orgânicos ganharem representatividade no mercado, também diz respeito às suas características como produto e como se define se o produto é orgânico. Para esta análise, será abordada a teoria neo-schumpeteriana como referencial desta pesquisa. O trabalho propõe uma diferente abordagem sobre setor agrícola, que geralmente é visto pela teoria ortodoxa, neste trabalho a abordagem será a inovação e seu impacto sobre o mercado agrícola com este novo bem.
Palavras-chave: Economy: Brazil
Agricultural market
Organic food
Schumpeterian theory
Editor: Universidade Federal do Pampa
Citação: RIET, Tiago Ramos Corsini. O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana. Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1090
Data do documento: 2014
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