Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1060
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A experimentação prática no ensino de sistemas elétricos de potência no curso de engenharia
Authors: Corrêa, Robson Benites
metadata.dc.creator: Corrêa, Robson Benites
metadata.dc.contributor.advisor1: Kaehler, José Wagner Maciel
metadata.dc.description.resumo: Este documento apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso e tem por objetivo tratar a respeito do processo de aprendizagem no curso de Engenharia Elétrica. Neste contexto apresenta os métodos de ensino adotados na atualidade e as dificuldades encontradas ao fim deste processo. A área do curso abordado é a de Sistema Elétrico de Potência. Os profissionais responsáveis pelo desempenho do sistema em questão devem atuar de maneira correta, e a sua formação atual é falha no ponto em que os mesmos possuem um déficit em aprendizagem prática. Devido a isso são descritas atividades práticas que envolvem diversas disciplinas buscando proporcionar um acréscimo na aprendizagem ao fim do curso. Por se tratar de assuntos complexos, este traz um embasamento teórico sobre Sistemas Elétricos e seus componentes, levando em consideração as suas características. As atividades buscam referência em casos reais, trabalhando em sistemas equivalentes. Esta busca se torna importante por proporcionar realidade às práticas realizadas no processo de aprendizagem. Os dados obtidos nas simulações são expostos graficamente e em formas de tabelas também. São analisados no instante de apresentação do estado de funcionamento do sistema em questão. A funcionalidade das atividades executadas possui fins didáticos complementares.
Abstract: This document presents the Work Completion of course and aims to address about the learning process in the course of Electrical Engineering. In this context presents the teaching methods adopted today and the difficulties encountered at the end of this process. The area covered is the course of Electric Power System. The professionals responsible for the performance of the system in question must act properly, and your current training is lacking at the point where they have a deficit in practice learning. Because of this are described practical activities involving various disciplines seeking to provide an increase in learning the stroke end. Because it is complex subjects, this brings a theoretical foundation in Electrical Systems and components, taking into account its features. The activities seek reference to real cases, working in equivalent systems. This search becomes important for providing reality the practices of the learning process. The data obtained in the simulations are exposed graphically and in forms of tables too. Are analyzed at the time of submission of the operational status of the system in question. The functionality of the activities performed has additional teaching purposes.
Keywords: Engineering
Electrical engineering
Learning
Professionals
Simulation
Electrical power systems
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1060
Issue Date: 16-Jan-2015
Appears in Collections:Engenharia Elétrica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons