???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1054
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise das distorções harmônicas geradas pelo acionamento de um motor elétrico através de um inversor de frequência
Autor(es): Cavalheiro, Ivandro Toscani
Primeiro Orientador: Russi, Jumar Luís
Resumo: Atualmente o uso dos inversores de frequência para acionamento de máquinas de indução trifásica, no ambiente industrial, é amplamente difundido. Contudo o inversor de frequência, geralmente, em sua topologia possui no estágio de entrada um retificador que, conforme sua operação pode vir a afetar a qualidade da energia elétrica. Neste trabalho será avaliado um inversor de frequência que acionará um motor elétrico trifásico, com o objetivo de analisar os distúrbios que este acionamento gera na rede elétrica. Neste caso, o distúrbio causado será a distorção harmônica, que é justamente gerada por cargas não lineares presentes no sistema elétrico que é o inversor de frequência. Com a coleta e análise dos dados, buscam-se soluções para amenizar ou até eliminar a distorção da rede elétrica, que poderá ser um filtro harmônico dependendo dos dados que serão coletados.
Abstract: Currentlythe use offrequency invertersfor drivingthree-phaseinduction machinesin theindustrial environmentis widespread. However,the drive, usuallypresent as theinput stagearectifier whose operationis likely toaffect the electric powerquality. Inthis worka frequency inverterthat feeds athree-phase electricmotoris modelled aimingto analyzethe disturbancesthatitgenerateson the grid.In this case, the disturbancescaused is the generation ofharmonic distortion, which is generated bynonlinear loads.From the data collectionand analysis, somesolutions toreduce oreven eliminatethe distortionof thegrid, which may be aharmonic filterdepending onthe data to becollected.
metadata.dc.subject: Electrical engineering
Electricity - quality
Electric motors
Inverters
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: CAVALHEIRO, Ivandro Toscani. Análise das distorções harmônicas geradas pelo acionamento de um motor elétrico através de um inversor de frequência. Orientador: Jumar Luís Russi. 2014. 128 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2014.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1054
metadata.dc.date.issued: 25-Mar-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Elétrica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Análise das distorções harmônicas geradas pelo acionamento de um motor elétrico através de um inversor de frequência.pdf2.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons