???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1045
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estudo comparativo das normas técnicas para a micro e minigeração distribuida em relação às exigências mínimas da ANEEL
metadata.dc.contributor.author: Insaurriaga, Vagner de Gonçalves
Autor(es): Insaurriaga, Vagner de Gonçalves
Primeiro Orientador: Kaehler, José Wagner Maciel
Resumo: As redes de distribuição foram originalmente projetadas para funcionar como elementos passivos, fazendo a transmissão do fluxo de potência de forma unidirecional com sentido da concessionária distribuidora de energia para os centros de cargas. Através da inserção de Geração Distribuída (GD), as redes de distribuição passam por um processo de reformulação, onde, ocorre uma mudança em sua característica de funcionamento, tornando-as ativas, de maneira semelhante às redes de transmissão, de fluxo bidirecional. Este novo sistema aporta vantagens e desvantagens para os clientes e concessionária. Todo consumidor detentor de central geradora e conectada a rede de distribuição, ao produzir energia elétrica que, por sua vez, a potência gerada for maior que o exigido pela carga, seu excedente será injetado a rede elétrica fazendo com que haja circulação de energia em direção a subestação. Dependendo da magnitude das potências injetadas, esta, poderá acarretar problemas a concessionária e/ou ao cliente. Assim, faz se necessário um sistema de planejamento e supervisão que seja capaz de preservar a integridade de todos que a ela estão conectados, sem que haja interferência na qualidade da energia do sistema. Neste sentido, o trabalho tem por finalidade realizar a análise das normas técnicas que algumas concessionárias do Brasil estão expondo aos clientes que desejam realizar a conexão de GD as redes de distribuição com foco na análise do sistema proteção, controle e monitoramento, além, do levantamento dos prazos estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a que estão submetidas às concessionárias para a autorização de conexão de GDs às redes de distribuição.
Abstract: Las redes de distribución fueran originalmente proyectadas para trabajar como elementos pasivos, haciendo la transmisión del flujo de potencia para los centros de cargas .A través de inserción Generación Destruidas (GD), las redes de distribución pasan por un proceso de reformulación donde, hay un cambio en su característica de operación, haciéndolas activas de modo semejante as redes de transmisión, con flujo bidireccional. Este nuevo sistema trae ventajas y desventajas para los clientes y concesionaria. Todo consumidor titular de central generadora y conectada a red de distribución al producir energía eléctrica que, sucesivamente, la potencia generada fuera mayor que el exigido por la carga, su superávit será inyectado a la red eléctrica haciendo con que ya está circulación de energía en dirección a subestación. Dependiendo de la magnitud de las potencias inyectadas, esta, podrá a resultar en problemas a concesionaria y/o al cliente. Así hace necesario un sistema de planeamiento y supervisión que sea capaz de preservar la integridad de todos que a ella están conectados sin que ocurra interferencia en la calidad de energía del sistema. En este sentido el trabajo ten por finalidad hacer un análisis de las normas técnicas que algunas concesionarias del país están exponiendo sus clientes que desean realizar la conexión del GD centrándose en el análisis del sistema de protección, control y monitoreo, además, levantamiento de los plazos estipulados por la Agencia Nacional de Energía Eléctrica, que son sometidos los concesionarias para la autorización de conexión de GDs a las redes de distribución.
metadata.dc.subject: Ingeniería Eléctrica
Generación distribuida de electricidad
Normas técnicas
Monitoreo
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1045
metadata.dc.date.issued: 19-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Elétrica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Estudo comparativo das normas técnicas para a micro e minigeração distribuida em relação às exigências mínimas da ANEEL.pdf1.4 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons