Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1035
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Abordagem de temas no ensino de física: o corpo humano como temática contextualizadora
metadata.dc.creator: Freitas, Graciela de Lima
metadata.dc.description.resumo: É significativa a discussão, no contexto do ensino de Ciências, em torno da necessidade de contextualização dos conceitos científicos abordados em sala de aula, pois um dos desafios da atualidade é a melhoria do sistema educacional brasileiro. Neste âmbito, a abordagem de temas vem se configurando uma alternativa curricular e/ou metodológica para a articulação entre a conceituação científica e aspectos advindos da realidade do aluno. Considerando isso, pretendeu-se identificar as relações que alunos do ensino médio estabelecem entre a conceituação física, em especial o conceito de pressão, e o funcionamento do corpo humano; e pretende-se, investigar e discutir as potencialidades e os limites da abordagem de temas contextuais relacionados ao corpo humano no ensino de Física. Metodologicamente, a pesquisa possui natureza qualitativa, sendo que foram usados como instrumentos de pesquisa um questionário, relato de atividade experimental e questões sistematizadoras. A análise dos dados obtidos está balizada em estudos que discorrem acerca da abordagem de temas no ensino de Ciências. Destaca-se, entre os resultados, que embora os alunos anteriormente tivessem dificuldades de estabelecer relações entre a conceituação física e o funcionamento do corpo humano, demonstraram significativa melhora na atividade experimental. Eles também consideram a temática importante e facilitadora para a compreensão dos conceitos de Física.
Publisher: Universidade Federal do Pampa
URI: http://hdl.handle.net/riu/1035
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abordagem de temas no ensino de física o corpo humano como temática contextualizadora..pdf725,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.