Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1005
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: México entre dois mundos: Estados Unidos e América Latina como alternativas de desenvolvimento
Autor(es): Naddi, Beatriz Walid de Magalhães
Primeiro Orientador: Balardim, Rafael
Resumo: Tendo em vista a dualidade entre a América Latina e a América do Norte, o México se estabelece como um ator que, ao longo de sua história, comparte momentos de maior ou menor proximidade com seus vizinhos ao sul e com seu vizinho ao norte. No entanto, sua proximidade geográfica a uma das maiores potências mundiais, exerce uma forte influência em sua via de desenvolvimento, via esta atualmente ligada aos Estados Unidos, enquanto que sua relação com a América Latina se encontra em um segundo plano. Frente às mudanças no sistema internacional, no sentido da cooperação entre os países em desenvolvimento como uma forma de se contrapor aos países desenvolvidos, a América Latina poderia se apresentar ao México como uma via de desenvolvimento alternativa aos Estados Unidos, visando, assim seu fortalecimento no sistema internacional
Abstract: Dada la dualidad entre América Latina y América del Norte, México se establece como un actor que, a lo largo de su historia, comparte momentos de mayor o menor cercanía con sus vecinos del sur y su vecino del norte. Sin embargo, su proximidad a una de las mayores potencias del mundo, ejerce una fuerte influencia en su vía al desarrollo, vía esta conectada actualmente a los Estados Unidos, mientras que su relación con América Latina se encuentra en un según plan. Frente a los cambios en el sistema internacional, en el sentido de la cooperación entre los países en desarrollo como una manera de contrarrestar los países desarrollados, América Latina podría ser presentada al México como una vía alternativa de desarrollo a los Estados Unidos, a fin de fortalecerse el sistema internacional.
Palavras-chave: Relaciones internacionales
Editor: Universidade Federal do Pampa
Citação: NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. México entre dois mundos: Estados Unidos e América Latina como alternativas de desenvolvimento. Santana do Livramento: Unipampa, 2016.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1005
Data do documento: 15-Ago-2014
Aparece nas coleções:Relações Internacionais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons