???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1004
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A América do Sul na agenda brasileira: um comparativo das políticas externas dos governos Lula e Dilma (2003-2014)
Autor(es): Moraes, Carlos Henrique Silva
Primeiro Orientador: Rizzi, Kamilla Raquel
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo esclarecer se a política externa dos governos de Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014) para a América do Sul tiveram a mesma agenda, intensidade e pragmatismo. Para isso, discute-se sobre as diretrizes da política externa brasileira ao longo destes dois governos, elencando suas bases e ações de um modo geral. Após isso, analisou-se efetivamente as ações dos dois governos para a América do Sul em um período de nova adaptação da conjuntura interna e externa da inserção brasileira no início do século XXI. Com isso, busca-se compreender como as agendas dos governos Lula e Dilma foram pautadas, tendo a região sul-americana como foco. Para a execução de tal trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de revisão bibliográfica e documental (especialmente documentos expedidos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil). Além disso, buscou-se elaborar uma análise qualitativa através de levantamento de dados. Por fim, realizou-se um balanço geral das pautas das agendas dos governos em questão para a América do Sul, exemplificando-se os pontos de comparação e elucidando-os com suas ações
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo aclarar si la política externa dos gobiernos Lula da Silva (2003-2010) y Dilma Rousseff (2011-2014) para la América del Sur tuvieron la misma agenda, intensidad y pragmatismo. Para eso, se discute sobre las directrices de la política externa brasileña a lo largo de estes dos gobiernos, enlechando sus bases y acciones en general. Después de eso, se analizaron efectivamente las acciones de los dos gobiernos para la América del Sur en un periodo de nueva adaptación de la coyuntura interna y externa de inserción brasileña en el inicio del siglo XXI. Con eso, se busca comprender como las agendas de los gobiernos Lula y Dilma fueron guiadas, teniendo la región sudamericana como foco. Para la ejecución de tal trabajo, fue realizada una pesquisa exploratoria por medio de revisión bibliográfica y documental (en especial documentos expedidos por el Ministerio de las Relaciones Exteriores de Brasil). Además, se buscó elaborar una análisis cualitativa por medio del levantamiento de datos. Por último, se realizó un balanzo general de las directrices de las agendas de los gobiernos analizados para la América del Sur, ejemplificándose los puntos de comparación y elucidándolos con sus acciones
metadata.dc.subject: Relaciones internacionales: Brasil
Política exterior brasileña
América del Sur
Mercosur
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.citation: MORAES, Carlos Henrique Silva. A América do Sul na agenda brasileira: um comparativo das políticas externas dos governos Lula e Dilma (2003-2014). Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1004
metadata.dc.date.issued: 6-Jul-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Internacionais

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Moraes, Carlos Henrique Silva. A América do Sul na agenda brasileira um comparativo das políticas externas dos governos Lula e Dilma (2003-2014).pdf1.02 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons